Com orientações preventivas, Prefeitura lança Protocolo de Segurança e autodefesa para escolas e instituições
Pasta municipal elaborou cartilha didática com medidas de combate à violência
A Prefeitura de Arapiraca lançou, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, o Protocolo de Segurança que visa identificar e neutralizar o agressor ativo, aquele indivíduo que usa a violência para atacar pessoais em locais públicos e privados. A cerimônia de apresentação do programa aconteceu nesta quarta-feira (19), no Planetário e Casa da Ciência.
O conteúdo da pasta é baseado em padrões internacionais e traz diversas orientações de como identificar potenciais agressores e o que fazer diante dessa situação, além de dicas de como agir caso esteja vivenciando um ataque ou uma ocorrência do tipo esteja acontecendo nas imediações. Participaram dessa apresentação os diretores de escolas da rede municipal, gerentes das Unidades Básicas de Saúdes (UBS), creches e Centros de Referência em Assistência Social (Cras).
“O protocolo agressor ativo é uma metodologia que visa prevenir e combater atos de violência em ambiente escolar, identificando sinais de alerta e adotando medidas preventivas antes que ocorram incidentes graves. O objetivo é detectar alunos que apresentam comportamentos agressivos ou violentos e oferecer a eles acompanhamento especializado para minimizar riscos à sua integridade e de terceiros”, explicou o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Enio Bolivar.
Além de ser um grande aliado para a rede municipal de ensino, o protocolo também é destinado à sociedade civil de forma geral, com orientações que podem salvar vidas. O programa está materializado numa cartilha elaborada pela pasta municipal e que pode ser acessada AQUI.