10 de abril de 2023

Biblioteca Municipal cria jogos lúdicos para incentivar pequenos arapiraquenses a conhecerem pontos turísticos da cidade

Riquezas culturais e patrimônios históricos da cidade são descobertos nos quebra-cabeças e jogos da memória

Jogos lúdicos retratam símbolos de Arapiraca (Foto: John Elvis)

Incentivar o conhecimento histórico e cultural das riquezas de Arapiraca é um dos objetivos da Biblioteca Municipal Professor Pedro França Reis, localizada na Casa da Cultura. Pensando nisso, a organização do espaço está desenvolvendo o projeto “Cidadania Cultural”, que, entre outras atividades, tem implantado jogos lúdicos que envolvem a descoberta do patrimônio da cidade.

Nos jogos da memória e quebra-cabeças, crianças e jovens podem conhecer e aprender mais sobre pontos e riquezas turísticas da cidade, como o Planetário e Casa da Ciência, o ASA de Arapiraca, Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, a centenária árvore Arapiraca, Igreja de São Sebastião, Bosque das Arapiracas, entre outros espaços e marcos históricos.

“Como estamos se aproximando do centenário de Arapiraca, é importante que a comunidade arapiraquense tenha conhecimento dos seus patrimônios, se apropriem da sua história e consumam a cultura local, pois só assim avançaremos enquanto cidadãos”, explicou o diretor da Casa da Cultura, John Elvis.

Para o superintendente de Juventude, Damião Teixeira, o projeto tem suma importância, pois permite que os jovens tenham acesso à sua história, seus patrimônios e valores, de forma lúdica. “Eles aprendem brincando, e isso contribui para a formação de jovens conscientes e partícipes das decisões na sociedade”, diz.

A longo prazo, a ideia é levar os jogos lúdicos para todas as escolas da rede municipal de Arapiraca, contribuindo para a formação de jovens e crianças protagonistas das suas histórias e conscientes do seu papel enquanto cidadãos.

Autor: Mácio Amaral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *