27 de abril de 2023

Arapiraca sedia lançamento regional de programa de segurança no trânsito

 

Fotos: Tony Medeiros

A segunda maior cidade de Alagoas foi o palco para o lançamento de um importante programa criado para reduzir o índice de violência no trânsito no Estado. A Rede de Proteção à Vida no Trânsito (RPVT), idealizada pela superintendência de Educação Para o Trânsito do Detran Alagoas, em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca e o Sest Senat, foi lançada na manhã desta quinta(27/04) no auditório do Sest Senat em Arapiraca.
Participaram do evento representantes do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e das SMTT’s de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Girau do Ponciano, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro e Penedo. Também estiveram presentes integrantes da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).
A SMTT de Arapiraca, considerada uma referência em Alagoas, abraçou a causa para que a cidade seja pólo para as regiões Agreste e Sertão, representando a união com outros municípios em nome de mais segurança no trânsito.
“Fazemos um trabalho intenso de educação para o trânsito em escolas e nas empresas. Considero muito importante a criação desta Rede para que a integração colabore para encontrar saídas para os problemas existentes em Alagoas. O trabalho é sempre voltado para salvar vidas reforçando a prevenção e o respeito à legislação de trânsito”, garantiu Josenildo Souza, superintendente da SMTT de Arapiraca, ao lado do Zé Máforo, mascote da SMTT de Arapiraca que faz um grande sucesso com crianças e adultos nas atividades educativas.


Josenildo reforçou o discurso com as ações da Prefeitura de Arapiraca, que busca soluções para a mobilidade urbana, um dos maiores gargalos das grandes cidades. “A intervenção que a gestão do prefeito Luciano Barbosa está realizando, com a construção da Ciclovia do Trabalhador, vai garantir mais segurança para os pedestres e para os ciclistas, que não precisarão dividir espaço com carros, motos e caminhões. Poderão atravessar a cidade de lado a lado sem competição com os veículos maiores”, explicou Josenildo.
“O objetivo da Rede é promover a integração não só dos órgãos de trânsito mas também de todas as instituições que, de alguma forma são afetadas pela violência no trânsito, como universidade, órgãos de saúde, de segurança pública e educação. A Rede vai fazer um diagnóstico e planejar ações efetivas para a redução de acidentes em Alagoas. Como uma Rede poderemos mobilizar e ampliar as atividades, criando um sistema de inteligência coletiva para promover discussões e encontrar soluções para as demandas”, explicou Edira Soares, chefe de educação para o trânsito do Detran.
“Proteger a vida de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas é o propósito principal das leis de trânsito e que precisam do engajamento de todo mundo. O Sest Senat foi procurado pelo Detran, Cetran e pela SMTT de Arapiraca para fazermos parte da Rede de Proteção à Vida, inclusive, para incentivar a municipalização do trânsito e estamos prontos e dispostos a encarar mais este desafio”, explicou Roberta Mendes, gerente da unidade Arapiraca do Sest Senat.


“A SMTT de Arapiraca está de parabéns pelo trabalho realizado com um pessoal empenhado 100% e com amor ao trânsito. Quando assumi a SMTT de Marechal Deodoro procurei uma referência para que pudesse observar experiências exitosas e, em Arapiraca, encontrei acolhimento. Fui bem recebido pelo superintendente Josenildo Souza. Até já convidamos a SMTT de Arapiraca para participar de uma ação que vai acontecer em Marechal Deodoro em maio. A gente já estava em Rede para salvar muitas vidas”, explicou Gilvano Silva Santos, superintendente da SMTT de Marechal Deodoro.
Arapiraca será um dos 7 pólos que serão criados ao longo do ano para composição da Rede de Proteção à Vida no Trânsito.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *