29 de março de 2023

Seminário em Arapiraca receberá criadores de camarão de todo o país; evento começa nesta quinta (30)

Pioneiro

O 2° Seminário de Carcinicultura começa nesta quinta-feira (30) em Arapiraca e promete reunir, no teatro do Sesc, carcinicultores do Brasil todo, mas especialmente das cidades da região, inclusive o pioneiro na criação de Camarões do Brasil já confirmou presença no evento. Assim como no ano passado, alunos dos cursos de zootécnica, engenharia de pesca, técnicos, professores e pesquisadores da área também poderão participar.

Realizado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Alagoas), com o apoio de parceiros e patrocinadores, o Seminário chega em sua segunda edição com o tema: CONSERVAR, PRODUZIR E INOVAR COM SUSTENTABILIDADE.

Na oportunidade, os presentes vão poder trocar conhecimento e experiência, contribuindo assim com o avanço da carcinicultura no Agreste de Alagoas, aliado ao uso de tecnologias mais eficientes e ao uso consciente da água. Sem falar que a criação do crustáceo é uma possibilidade lucrativa de retorno em um mercado crescente.

“Arapiraca já é destaque na produção de abacaxi e mandioca, mas a criação de camarão tem crescido a ponto de concorrer com culturas já consolidadas na cidade, o que é muito positivo, significa mais renda e receita para os produtores e para o município”, destacou o secretário municipal Genivaldo Oliveira.

 

De Arapiraca para o mundo

Iomar Santos é engenheiro agrônomo, mora na Capital do Agreste, e o melhor, aplica todo o seu conhecimento e experiência como servidor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

A criação de camarões em viveiros, a carcinicultura, tem crescido consideravelmente no Agreste de Alagoas. Somente em 2021, foram produzidos 1.477.400 quilos de camarão no estado, destes, 1.083.000 quilos foram no Agreste, sendo 250 mil kg em Arapiraca.

Mas muito antes disso e ainda sem toda a tecnologia e as facilidades que existem hoje, Iomar já criava, produzia e comercializava camarão marinho no Brasil, especificamente na cidade de Valença, na Bahia.

Em 1982 ele chegou a trabalhar na empresa Maricultura da Bahia, do grupo OAS, sendo a ser a primeira empresa privada de produção e comercialização do camarão marinho Litopenaeus vannamei.

Em meados de 1986 a Maricultura da Bahia já exportava o camarão marinho para os EUA e países da Europa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *