7 de março de 2023

Em transmissão ao vivo, Cultura homenageia única Rádio Comunitária em funcionamento de Arapiraca

Selo "Aqui se faz Cultura" foi entregue durante a programação vespertina da 105,9 FM

Solenidade teve a participação da equipe da rádio e de servidores da Prefeitura de Arapiraca. (Foto: Anthony Ásaf – Ascom Arapiraca)

A entrega de mais um selo “Aqui se faz Cultura”, na tarde desta terça-feira (07), aconteceu de forma especial. Durante uma transmissão ao vivo, a Rádio Comunitária 105,9 FM – “A Voz do Povo, a Voz de Deus”, a única em funcionamento no município, recebeu a homenagem concedida pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.

A solenidade foi transmitida durante a programação vespertina da Rádio e também em live feita nas redes sociais. A 105,9 FM foi fundada em 12 de outubro de 2001, pelo Monsenhor Aldo de Melo Brandão, e desde então o espaço segue exercendo a comunicação comunitária em Arapiraca.

Com programação diversificada, aliando entretenimento, informação, cultura e religiosidades das 6h às 23h, o espaço é reconhecido pela Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, como exemplo de democratização na comunicação pelo conteúdo, social, cultural e de cidadania na programação, composta por 25 programas durante a semana e fim de semana.

Durante a solenidade de entrega, a coordenadora da 105,9 FM, Rejane Barros, destacou toda a luta e resistência vivenciadas pela equipe da rádio ao longo das mais de duas décadas de existência. “Vimos essa rádio ser vendida, recebemos ordem de despejo e fomos lutar juntos, e hoje nossa rádio é uma referência, não só em Alagoas, mas no Brasil. A vida de uma rádio comunitária infelizmente vai de cinco a dez anos, porque ela não consegue resistir, mas a nossa tem 21 anos de história. E essa história hoje está sendo reconhecida pela Prefeitura de Arapiraca. Aqui não é só uma rádio, é um espaço de cultura, de solidariedade e fortalecimento das políticas públicas”, disse.

O secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington de Magalhães, destacou a importância do projeto pioneiro realizado pela gestão Luciano Barbosa. “Esse é um projeto que foi criado pela nossa equipe para que a gente possa, nos 100 anos de Arapiraca, mostrar os lugares onde se faz cultura. Qualquer edital a nível nacional que a rádio se inscreva, assim como outros pontos que já receberam o selo terão a certificação de que a Prefeitura reconhece que aqui se faz cultura”, ressaltou o gestor da pasta.

Ainda segundo ele, a ideia é que o projeto reconheça 100 pontos com o selo “Aqui se faz Cultura”, em alusão ao centenário de Arapiraca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *