24 de março de 2023

Acessibilidade e inclusão marcam IX Conferência Municipal de Saúde

Evento reuniu profissionais que debateram problemas e soluções para a gestão da Saude em Arapiraca

Evento teve participação de representantes de diversos setores e órgãos da Saúde (Foto: Pablício Vieira)

Arapiraca realizou, nos dias 22 e 23 de março, a IX Conferência Municipal de Saúde (Comusa). O evento promovido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, ocorreu no Espaço Renê e foi marcado pela acessibilidade e discussões sobre a situação da Saúde no município.

O evento contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre representantes de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e entidades, prestadores de serviço, trabalhadores da saúde e gestão, além de convidados de diversos órgãos públicos, instituições de ensino e públicos afins.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o destaque da Conferência foi a garantia da acessibilidade da pessoa com deficiência, com a descrição audiovisual de todo o evento e disponibilidade de equipamentos para escrita em braille: prancheta, reglete e punção.

No evento, também ocorreu eleição das propostas e votação dos 12 delegados que vão representar o município na Conferência Estadual, que será realizada em Junho.

Para a secretaria interina de Saúde, Jackeline Barbosa, o evento foi um marco na história da cidade. “Ficamos sem realizar o evento presencialmente alguns anos. Esse retorno foi marcado por muita vontade de integração e com ideias excelentes para a melhoria do sistema em nossa Arapiraca. Agradeço ao prefeito Luciano Barbosa pelo apoio, incentivo e, sobretudo, por trabalhar sempre por uma qualidade de vida para todos”, falou ela.

Crise no Regional

Os participantes também aprovaram a moção de Repúdio ao Governo do Estado, Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) e ao Conselho Estadual de Saúde pela falta de atuação e resolução em relação à situação do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho.

O documento vai constar no relatório final da Conferência Municipal e será encaminhado para a Conferência Estadual.

Autor: Mácio Amaral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *