26 de fevereiro de 2023

SMTT realiza “Operação Volta às Aulas”

Fotos: Anaelly Sales

Antes mesmo dos estudantes iniciarem o ano letivo 2023, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, tem realizado ações voltadas para garantir a segurança no trânsito especialmente para a garotada. Além disso, também já se coloca à disposição das diretorias das escolas para a realização de palestras e atividades educativas com os jovens durante o ano.

Em relação à Infraestrutura, as equipes da SMTT estão realizando o trabalho de reforço na pintura das faixas de pedestres nas proximidades das escolas.

Quando as aulas começarem, a partir desta segunda-feira, o Departamento de Fiscalização vai intensificar as ações nos horários de pico para evitar problemas na fluidez do tráfego e garantir mais segurança para pedestres e condutores ao chegarem para deixar e buscar os filhos nas escolas.

Além disso, o Departamento de Educação para o Trânsito (DET) já está à disposição para a marcação de atividades educativas nas instituições escolares de forma a levar informações sobre trânsito para os estudantes. A ideia é que os jovens sejam agentes multiplicadores destes ensinamentos e possam espalhar ainda mais as informações entre familiares e amigos.

“A missão é sempre ensinar para que possam entender mais sobre como funciona a segurança no trânsito. O trabalho será intensificado para chamar a atenção em relação ao uso de equipamentos obrigatórios como a cadeirinha, o assento de elevação, cinto de segurança e, no caso de motociclistas, uso de capacete. A gente alerta aos pais e responsáveis que o embarque e desembarque das crianças sejam em local seguro. Para quem vai a pé, que atravesse em local seguro, onde tem faixa de pedestre”, explica Francisco José, diretor do DET.

Este trabalho de educação sobre trânsito tem recebido elogios. Em articulação com o Conselho Estadual de Trânsito, Detran/ALy secretarias municipais de Arapiraca e outros parceiros, o DET busca conscientizar condutores e pedestres para o comportamento adequado no trânsito.

Somente no ano passado, e com a presença do famoso e querido mascote da SMTT, o Zé Máforo, foram realizadas 52 palestras em escolas. Informações que chegaram em cerca de três mil alunos.

Os profissionais do departamebmnto estão à espera de mais convites para promover estas ações educativas.

Para solicitar a palestra, os diretores das escolas ou das empresas devem enviar informações para o e-mail detsmtt@hotmail.com

No primeiro contato devem costar as seguintes informações:

Nome da Escola

Nome da pessoa responsável

Endereço

Telefone de Contato

Número de participantes e faixa etária

Data e horário desejados

Local onde vai acontecer a atividade educativa (auditório, ginásio…)

Os profissionais do Departamento de Educação para o Trânsito vão analisar as informações e buscar garantir que o serviço seja prestado, levando em consideração a fila de solicitações que são feitas ao departamento.

“Com as crianças fazemos atividades infantis, ensinando o básico sobre semáforo, por exemplo, e de forma lúdica. Contamps também com a presença do nosso mascote Zé Máforo. E cada atividade depende muito da faixa etária dos alunos que irão participar. Por isso é tão importante manter este contato inicial para avaliação do perfil de cada situação para, enfim, marcados a palestra”, explicou Francisco.

“É um trabalho intenso e muito importante para a sociedade em geral. Em cada ação, em cada brincadeira com as crianças, informamos sobre o trânsito e elas vão repassar para os pais, os amiguinhos e os familiares. Estamos preparando o futuro já agora, no presente”, afirmou Patrícia Leandro, pedagoda integrante do DET.

“Estamos investindo nestes trabalhos nas escolas, sejam públicas ou particulares, para que possamos garantir que crianças e adolescentes sejam conscientes a respeito do trânsito. É um serviço muito bem feito e dedicado a entregar melhorias para o desenvolvimento da sociedade arapiraquense” , explicou Josenildo Souza, superintendente da SMTT Arapiraca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *