22 de fevereiro de 2023

Prefeitura homenageia único espaço de Cultura Cigana em Arapiraca

Local oferece diversas oficinas artísticas para a população

Lanny Delacy fomenta sua ancestralidade cigana em Arapiraca.

“Povo cigano vem vindo, por todo o caminho do mundo, a sorte está no destino, ciência é um saber profundo […]”, diz trecho da cantata que tomou conta do Espaço Sara Kali, na noite em que o local recebeu o selo “Aqui se faz cultura”, honraria concedida pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude. O espaço é o único voltado para fomentar a tradição e costumes do povo cigano em Arapiraca.

Apesar de ter sido oficializado apenas em 2016, o trabalho de sua fundadora Roselane Sousa, mais conhecida por todos como Lanny Delacy, já vinha de muitos anos. Lanny cresceu com a cultura cigana graças a seus familiares, e carregou essas raízes por onde passou. “Esse selo significa um resgate e o reconhecimento da cultura cigana. Nosso espaço cultural tem o objetivo de disseminar a cultura do povo cigano, como a dança, as vestimentas. O espaço cultural agradece o apoio do prefeito Luciano Barbosa”, disse ela.

Localizado no Conjunto Nossa Senhora Aparecida, o local surgiu como uma vontade e iniciativa pessoal de Lanny Delacy, pelo fato de ser neta de cigana e ter forte relação espiritual com esse povo e se orgulhar bastante dessa sua ancestralidade. No espaço Sara Kali, são desenvolvidas as atividades de percussão, dança, pintura e culinária cigana para que as crianças e jovens da comunidade possam ter alternativas de lazer e aprendizado e não estarem vulneráveis aos perigos oferecidos pela ociosidade das ruas.

O nome é uma homenagem que a diretora faz à sua santa de fé e protetora dos povos ciganos no mundo. A história de Sara Kali, mulher negra e migrante fugitiva, ilustra bem como a liderança e fé de mulheres fortes podem mudar vidas para o bem de toda a classe cigana. “É muito bom a gente ver a cultura quebrando preconceitos. Esse é o lema da gestão Luciano Barbosa, o prefeito sempre pede para fazer cultura para todos. Cultura é inclusão, não exclusão”, disse o secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington Magalhães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *