19 de fevereiro de 2023

Arapiraca Verde: Técnicos da Prefeitura inspecionam vegetação dos espaços públicos

Fotos: Zé Neto – Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), iniciou, na última terça-feira (14), ações de otimização arbórea e controle fitossanitário nos espaços públicos do município.

O pontapé inicial foi dado na Área Verde Dom Constantino Luers, no bairro Santa Esmeralda, com a presença de equipes multiprofissional dotada de engenheiro agrônomo, florestal e bióloga.

O objetivo da ação é registrar os principais problemas e direcionar ações de intervenção, a fim de mitigar os danos.

As equipes que realizam as limpezas desses locais passarão por uma capacitação, a qual poderão ser capazes de identificar potenciais problemas, sendo eles repassados aos técnicos para que possam ser dado o manejo necessário, intensificando as ações.

“A arborização urbana envolve ações que vai desde a seleção das sementes, plantio e manejo, e quando esses fatores são integrados e realizados de forma eficientes, ações mais drásticas como a supressão de árvores passam a ser menos recorrente. Essa é uma visão fundamental, visto que o plantio sem planejamento se torna um processo exaustivo, afinal nessa situação planta-se para compensar o que foi retirado e não para otimizar uma arborização já existente”, apontou a bióloga Edione Araújo.

“O prefeito Luciano Barbosa percebeu, que nesse contexto torna-se clara a importância de nortear ações mais eficientes visando não somente o plantio responsável, mas também ações integradas de controle fitossanitário, correção do solo e poda adequada de modo a garantir o pleno desenvolvimento e qualidade da arborização urbana”, apontou a secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *