3 de janeiro de 2023

Janeiro Roxo: Prefeitura lança campanha de combate à Hanseníase

A hanseníase é uma infecção transmissível e de caráter crônico que, infelizmente, ainda persiste como problema de saúde pública em todo o Brasil.

Com o objetivo de combater a doença, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou a campanha Janeiro Roxo, que tem o objetivo de incentivar a prevenção e divulgar o trabalho desenvolvido gratuitamente pelo SUS no combate à hanseníase.

A doença, que foi conhecida durante muitos anos como lepra, afeta primariamente a pele e os nervos e é causada pela bactéria Mycobacterium leprae.

De acordo com a coordenadora municipal de Controle da Tuberculose e Hanseníase, Graciliane Farias de Amorim, apesar de ser uma doença antiga, o problema ainda atinge quase 30 mil pessoas por ano no Brasil.

“A campanha tem o intuito de contribuir com a conscientização, prevenção e tratamento precoce da hanseníase. Se uma pessoa apresentar manchas dormentes, de cor esbranquiçada, avermelhada ou parda, é importante procurar um serviço de saúde para que o quadro possa ser avaliado”, disse ela..

Em Arapiraca, a porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que estão espalhadas pelos bairros e comunidades e contam com equipes multiprofissionais para analisar e tratar a hanseníase. Os casos mais graves ou que exijam cuidados maiores são redirecionados para o Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).

Forma de contágio

A hanseníase possui formas contagiosas, que são chamadas multibacilares, e não contagiosas, conhecidas como paucibacilares. A transmissão da doença acontece pelo ar, sobretudo em situações de contato próximo. Apesar disso, a maioria da população consegue se defender naturalmente da bactéria, no entanto, cerca de 10% da população não tem esses mecanismos de proteção e, por isso, pode adoecer.

Como é feito o diagnóstico da hanseníase?

O diagnóstico da hanseníase é essencialmente clínico. Dessa forma, a/o médica/o capacitada/o consegue diagnosticar a doença apenas por meio do exame físico da/o paciente. Embora não seja necessário para o diagnóstico, exames complementares podem ser necessários, como baciloscopia e biópsia de pele.

Como é feito o tratamento da hanseníase?

O tratamento da hanseníase é feito com antibióticos. Os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), normalmente nos postos da Atenção Básica.

A hanseníase tem cura?

É importante que o paciente siga o tratamento de maneira regular até o fim para que se cure de forma definitiva, não permitindo o retorno da doença. Quanto antes o tratamento for iniciado, menor o risco de sequelas.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *