9 de dezembro de 2022

Prefeitura premia medalhistas da OBA e homenageia a mais jovem astrônoma do mundo

Foto: Zé Neto – Ascom Arapiraca

Desbravar o mundo das estrelas, conhecer novas galáxias e desvendar os mistérios do universo.

A astronomia tem como mérito esse estudo, a da composição e formação dos corpos celestes e os fenômenos que acontecem além Terra, e os alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino de Arapiraca têm se especializado quando esse é o assunto.

Não é à toa, que o município arapiraquense conquistou 44 medalhas na última Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) realizada em maio de 2022.

E para celebrar essas conquistas, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, realizou, na última quarta-feira (7), no Planetário Municipal e Casa da Ciência, a premiação desses honrados medalhistas.

Foto: Maxwell Madeiro – Ascom Arapiraca

Foram 25 medalhas de ouro, 4 de prata e 19 de bronze distribuídas entre as escolas Suely de Almeida Lima, Manoel João da Silva, João Lúcio da Silva, Mário César Fontes, Claudecy Bispo dos Santos e Manoel Humberto da Costa.

As conquistas foram além, e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), o município conquistou 106 medalhas, totalizando 154 no somatório.

“Gostaria de parabenizar aos alunos que participaram da OBA e MOBFOG, e, em tempo agradecer, aos professores pela dedicação e empenho para que esses alunos conseguissem essas medalhas. Estendo meus agradecimentos aos servidores do Planetário e Casa da Ciência pela dedicação diária em levar conhecimento científico para todos que participam das atividades do III Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral, vocês foram e são fundamentais para o progresso da ciência”, apontou o diretor do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca, Jhonatan David.

“A presença da astrônoma mirim em nossa galeria científica fortalece de forma memorável uma alagoana que faz e divulga ciência, incentivando todos que visitarem o Planetário, em especial nossas crianças. Deixo aqui, em nome de todos do Planetário,  nossos agradecimentos à Nicole e aos seus pais por nos possibilitarem esse momento. E ao professor-planetarista José Edson por toda articulação para que esse momento da presença da Nicolinha fosse possível para nossa instituição, e também ao professor-planetarista Luis Carlos pelo incentivo à divulgação científica em nossas atividades pedagógicas”, indicou o diretor.

ATRAÇÃO ASTRONÔMICA

E quem disse que astronomia não é coisa de criança?

Exemplo disso, a jovem Nicole Semião, a Nicolinha, de apenas 9 anos de idade, detectou mais de 30 asteroides e atualmente é reconhecida como a astrônoma mais jovem do mundo.

Inspiração para mais crianças da sua faixa etária, ela foi convidada pela Prefeitura de Arapiraca para contar um pouco da sua experiência durante a premiação dos medalhistas da OBA e MOBFOG.

Na oportunidade, ela foi homenageada pela equipe do Planetário Municipal e Casa da Ciência com a aposição da sua foto e biografia na Exposição Valentina, galeria de memoráveis mulheres que tiveram participação significativa no campo da astronomia.

“Estou muito feliz com essa premiação, esse é um momento especial e que vale a pena o compromisso de todos os professores. Há dez anos construímos esse Planetário, e com ele veio o princípio do conhecimento, que é a curiosidade. Nicole dá exemplo de que cada um aqui pode ser o que quiser, o que almejar. Vocês são do tamanho dos seus sonhos e o papel da Educação é formar cidadãos, é pensar nos outros na coletividade. Parabéns a todos”, destacou o prefeito Luciano Barbosa.

“A presença da astrônoma mirim em nossa galeria científica vai consolidar de forma memorável uma alagoana que faz e divulga ciência, incentivando todos que visitarem o Planetário, em especial nossas crianças. Deixo aqui, em nome de todos do Planetário, nossos agradecimentos à Nicole e aos seus pais por nos possibilitarem esse momento”, finalizou o diretor do Planetário Municipal e Casa da Ciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *