22 de dezembro de 2022

Em dois anos, mais de 30 mil pessoas foram beneficiadas com ações educativas da SMTT Arapiraca

Repórter: Tony Medeiros

Fotos: Carlos Magno

As várias ações desenvolvidas entre 2021 e 2022, nos dois primeiros anos da gestão Luciano Barbosa na Prefeitura de Arapiraca, são motivos de muita comemoração na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca.

O superintendente Josenildo Souza considera que trabalhar com as bases Educação para o trânsito, Infraestrutura e trânsito, Fiscalização/Transporte e Gestão de pessoas, fez com que a SMTT Arapiraca tenha conseguido realizar várias atividades e colocar em prática projetos que foram benéficos para a sociedade.

“Nossa preocupação diária é fazer a engrenagem funcionar de forma que os personagens do trânsito estejam seguros e o tráfego possa fluir com naturalidade. Arapiraca é a segunda maior cidade de Alagoas e precisa sempre desta atenção seja com os agentes, com as equipes de infraestrutura através de sinalização ou criação de novas opções para o tráfego, além do investimento na educação para o trânsito envolvendo crianças – nas escolas- e adultos, nas empresas”, salientou Josenildo.

Neste período de dois anos foram executadas 78 palestras em escolas atendendo um público de 7.900 alunos. Em empresas, foram proferidas 73 palestras atendendo 6.200 pessoas. Totalizando 14.100 de público atendido.

Foram realizadas 3 campanhas educativas, atingindo um público de 1200 pessoas. Um importante reforço começou a fazer parte dos serviços: A SMTT criou o Zé Máforo. O mascote faz sucesso com as crianças e com os adultos. O próprio nome do mascote envolveu os jovens, através de um concurso que batizou como Zé Máforo.

– Prevenção de acidentes, focando no uso do cinto de segurança, nos dispositivos de retenção e no uso luz rodagem diurna. Em comemoração aos 24 anos de CTB –  JANEIRO/2021.

– Maio Amarelo, conscientizar os condutores das suas responsabilidades no trânsito. (Ação continuada)

– Semana Nacional de Trânsito em setembro (Ação continuada)

PROJETOS – Três projetos foram colocados em prática e chegaram a, pelo menos, 16.300 pessoas. São eles:

– SMTT PRA VOCÊ : Teve como objetivo aproximar  a população da SMTT, descentralizando os serviços com palestras educativas, oficinas, jogos interativos e Circuito de trânsito.

– EDUCA : É um projeto didático pioneiro em educação para o trânsito que contempla o Ensino Fundamental I e II, transversalizando o trânsito alinhado a BNCC (Base Comum Curricular da Educação). Foram atendidas 19 escolas, distribuindo um total de 12.150 livros em parceria com o Detran/AL.

– FÓRUM das SMTT’s:  Arapiraca sediou o primeiro Fórum das SMTT’s de Alagoas.

Foi realizado um curso de levantamento de dados dos acidentes de trânsito para agilizar a perícia e o atendimento às vítimas para confeccionar o Boletim de Acidente de Trânsito (BOAT).

Por causa das ações de fiscalização e Educação para o trânsito, A SMTT conseguiu conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres a respeito de um trânsito seguro para todos. Dados de 2021 mostram que houve uma redução de mais de 700 acidentes.

Foi criado o Grupamento de Operações Especializadas (GOE), com agentes treinados para atuar em conjunto com as forças de segurança. As equipes atuam principalmente n combateo transporte clandestino de pessoas e de bens.

Como forma de melhorar o tráfego na região central de Arapiraca, entrou em vigor a restrição de operações e tráfego de veículos pesados no Centro de Arapiraca, privilegiando fluidez e segurança do trânsito.

Foram realizadas blitze com participação da Operação Lei Seca, do Detran/AL.

As equipes também cumprem um importante papel no apoio a eventos públicos e privados, sejam culturais, religiosos ou esportivos.

Foi criado o programa Sucata Zero, para recolhimento de veículos abandonados eu que estivessem obstruindo ruas e avenidas.

Com o apoio técnico da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), se tornou realidade a implantação de um centro de abastecimento de veículos elétricos e híbridos na segunda maior cidade de Alagoas. A proposta partiu de uma parceria público privada entre Via G, AP Solar e Prefeitura, através da SMTT Arapiraca.

CICLOVIA – A SMTT Arapiraca também incentiva o uso de bicicletas. Mais de 30km de ciclovia estão sendo implantadas pela gestão Luciano Barbosa, com objetivo de permitir uma expansão do uso de bicicletas não só de forma recreativa, mas como transporte entre trabalho e casa, ampliando as possibilidades de mobilidade urbana em Arapiraca.

Foi criado o projeto de Escola Pública de Trânsito e Transitolândia, que vai beneficiar novos condutores e também a criançada que poderá aprender de forma lúdica.

Através da Infraestrutura, após estudos e atendendo a demanda local, foi implantado o binário nas Ruas Governador Luis Cavalcante e presidente Tancredo Neves, com instalação de sinalização e, consequentemente, redução de acidentes nos trechos.

Intervenção viária nas ruas Santos Dumont e Maurício Pereira, no bairro Baixão. Através de estudos e simulações, incluindo a retirada de um tempo semafórico para agilizar o fluxo.

Atendendo solicitação do Ministério Público, a SMTT realiza o mapeamento das lombadas existentes na zona urbana do município.

A SMTT Arapiraca também teve papel fundamental na questão envolvendo o benefício emergencial devido aos motoristas de táxi, instituído pela Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, para enfrentamento do estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível do preço do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais deles decorrentes.

COLETIVO – Após estudos técnicos e atendendo as demandas da população, na área do bairro Senador Nilo Coelho, o Departamento de Transportes implantou novos veículos para dar suporte na locomoção aos moradores do bairro e adjacência.

Foi lançado edital abrindo 41 vagas para credenciamento de novos mototaxistas no sistema de transporte de passageiros.

Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar (NDM) com o objetivo de promover qualidade das relações interpessoais e bem-estar no trabalho e no trânsito. Conta com equipe formada por psicóloga, psicopedagoga e assistente social.

Na questão de Gestão de Pessoas, o NDM criou e está executando o programa Agente é do Bem. Uma rede de prevenção e suporte a violência contra agentes de trânsito.

Também foi colocado em prática o Curso de Agilidade Emocional para que os agentes de trânsito de Arapiraca sejam conscientes das suas emoções, aprender a aceitá-las e prosperar na vida pessoal e profissional. O curso é uma ação continuada.

“Não cuidados de carros ou motos. Cuidamos de pessoas. Elas estão envolvidas no trânsito. São elas que são responsáveis por guiar carros, motos, caminhões. São pedestres. E também cuidados de quem cuida de tudo isso: nossos servidores. Eles também precisam de atenção especial para que possam cumprir a missão rotineira de cuidar de outras pessoas nas ruas. Este balanço dos dois anos da SMTT sob a gestão do prefeito Luciano Barbosa mostra que estamos empenhados, dispostos e sem medir dificuldades para entregar serviços de qualidade à população”, comemorou Josenildo Souza.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *