4 de novembro de 2022

Prefeitura lança programa educativo que ajuda idosos a não caírem em golpes

Público acompanhado pela assistência social do município será capacitado e vai atuar como multiplicador das orientações

Foto: Fábio Ferreira – Ascom Arapiraca

Quase 15% da população brasileira é formada por idosos, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em 2022. O grupo pode ser muito vulnerável a golpes e violências, especialmente num período tecnológico e com tantas facilidades na palma da mão.

Pensando nisso, a prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, lançou, nesta quinta-feira (03), o programa “Calma, pode ser golpe!”, que tem o objetivo de orientar idosos a não caírem em golpes dos mais diversos tipos. A apresentação do projeto foi feita no Centro Administrativo Antônio Rocha e contou com o lançamento de uma cartilha educativa.

A ideia é instruir e prevenir o idoso, para evitar que ele seja vítima de golpes que podem ocorrer de forma presencial ou on-line. Além da atuação das pastas municipais, a ação contou com a parceria de diversos entes e instituições de atenção ao idoso, como a comissão do idoso da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), sindicatos e Associação de Aposentados e Pensionistas.

De início, o projeto atenderá 350 idosos já assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O primeiro momento será didático, de palestras e entrega de cartilha e orientações de como perceber o golpe e não se tornar vítima. Os idosos capacitados vão se tornar multiplicadores das orientações e espalhar a mensagem de prevenção.

“Esse projeto veio trazendo essas orientações sobre os golpes, porque é muito frequente que os idosos sejam acometidos por esses golpes. É muito importante que nesses grupos, através dessa cartilha, essas informações possam ser divulgadas para coibir esse tipo de golpe, para que o idosos realmente conheça quais são as modalidades de golpe que são hoje desenvolvidas e eles possam se prevenir”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo.

Projeto em expansão

A cartilha foi o primeiro passo, e segundo o secretário municipal de ordem pública, Ênio Bolivar, o programa deve ser expandido e se tornar um grande projeto para o município, com a redução das vítimas desses golpes, como o do saque bancário, relacionamentos via redes sociais, falso sequestro, entre outros.

“Estamos trabalhando o antes, o durante e o depois. Vamos trabalhar para que os idosos que foram vítimas desses golpes possam ter um fluxo para fazer a denúncia, para que isso seja registrado e a gente qualifique e quantifique que tipo de golpe foi e quantos estão sendo registrados para que as polícias consigam chegar nesses criminosos, porque muitos desses golpes são aplicados por quadrilhas”, disse ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *