8 de novembro de 2022

De 11 a 20 de Novembro, Festa da Padroeira Santa Isabel homenageia destaladeiras de fumo de Arapiraca

Tradicional celebração tem mais de 70 anos e acontece no bairro Canafístula

 

A comunidade do bairro Canafístula está em festa. Entre os dias 11 e 20 de novembro, moradores da região celebram a tradicional Festa da Padroeira Santa Isabel da Hungria, que acontece há mais de 70 anos. Para esse ano, o padre Davi Rith resolveu homenagear as destaladeiras de fumo de Arapiraca, mulheres agricultoras que contribuíram com a ascensão econômica e cultural do município.

As festividades tiveram início no dia 06 de novembro, com a procissão do mastro, e serão compostas por atrações culturais, parque de diversão, leilão, quermesse, entre outras atividades. Centenas de fiéis do bairro e visitantes de outras comunidades pagaram promessa amarrando uma fitinha e fazendo um pedido na ponta do Mastro.

Secretário participa da Procissão do Mastro

O bairro ficou conhecido na cidade porque grande parte dos tijolos das primeiras casas de Arapiraca foram produzidos na Canafístula, que também se tornou um pólo cultural. “A Canafistula é uma comunidade viva por que mantém as tradições através de gerações, nascer aqui é nascer com esse pertencimento e viver aqui é ter esse sentimento de respirar cultura, manter tradições e de se orgulhar em ser como muitos dizem, amarelo da Canafistula. Meu bairro, minha paixão”, declarou o secretário municipal de cultura, Wellington Magalhães.

Magalhães também destaca o envolvimento da comunidade com a Festa da Padroeira e o amor pela tradição. “Sou filho natural da Canafístula, assim como os meus pais também, e desde que nasci participo das festividades. Sempre vejo nossa tradição sendo mantida, as crianças no bairro passam o ano todo esperando pela festa da padroeira, tudo isso porque tem os parques de diversões, a roupa nova pra vestir, os zabumbeiros que animam a comunidade com a salva, o leilão e o melhor o clima de franternizaçao da comunidade nas quermesses, prestigiando as atrações culturais sempre após as novenas”, celebra o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *