6 de setembro de 2022

Prefeitura garante o escoamento da produção de abacaxi com a manutenção de estradas vicinais

A Prefeitura de Arapiraca, através das secretarias de Desenvolvimento Rural e Infraestrutura, iniciou, nesta terça-feira (06), a manutenção das vias que fazem parte da rota do escoamento da produção de abacaxi. Vale ressaltar que o município desponta, há mais de duas décadas, como o maior produtor de abacaxi de Alagoas.

O trabalho começou pela comunidade Poção, onde, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, são aproximadamente 400 pequenos produtores que cultivam o fruto.

O agricultor José Roque está acompanhando a equipe da prefeitura e é só gratidão. “Obrigado de verdade pela ajuda, se não fosse vocês perderíamos a lavoura, que no caso da minha está toda madura”, disse.

Inclusive, o tempo de colheita foi o pré-requisito primordial definido entre a associação dos produtores de Abacaxi e os secretários Roany Izidoro e Hibernon Cavalcante durante reunião realizada na noite dessa segunda-feira (05). O prefeito Luciano Barbosa também esteve presente nesse encontro determinou dedicação total por parte de sua equipe.

“O objetivo é liberar o fluxo e garantir que a produção seja escoada, só vamos sair da localidade quando todos os produtores forem atendidos”, afirmou Luciano Barbosa.

Foto: Laís Pita

Área plantada

Cada produtor cultiva uma área com dois hectares, em média, e o município de Arapiraca tem uma estimativa de área plantada de aproximadamente 300 hectares.

As comunidades rurais de Poção, Jenipapo, Poço da Pedra, Oitizeiro e Cangandu produzem a maior parte dos frutos, que são comercializados nas feiras livres e também exportados por atravessadores para os estados do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e até para a Argentina.

Foto: Luelvio Helky

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *