21 de setembro de 2022

Prefeito Luciano reforça integração dos órgãos de trânsito para fortalecer mobilidade urbana

 

Repórter: Tony Medeiros

 

Crédito fotos: Ascom Arapiraca

 

Diante de um auditório lotado, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, parabenizou a iniciativa da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito pela realização do 1º Fórum Permanente dos Órgãos Executivos de Trânsito de Alagoas. O prefeito ressaltou a importância da ideia de buscar inovações e integração entre os órgãos de trânsito em Alagoas.

“Muito importante o Fórum para unir, compartilhar ideias e ações de maneira que todos possam colaborar um com o outro sobre soluções para cada município”, comentou Luciano Barbosa.

 

O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (21/09) e reuniu dezenas de integrantes de instituições como Departamento Estadual de Trânsito (Detran),

superintendentes e agentes de trânsito de outros municípios, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), 3°Batalhão de Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Arapiraca), além de agentes de trânsito de Arapiraca e servidores púbicos de vários setores do município.

O evento também contou com a participação artísticas do músico Ronnie Peterson, membro da banda de música do 3°BPM, e com a doçura e inteligência de jovens estudantes da Escola de Ensino Fundamental Deputado José Pereira Lúcio, que encantaram o psicólogo que lotou o auditório do Sesc Arapiraca.

A proposta do Fórum foi mostrar atividades realizadas pela SMTT Arapiraca desde a estruturação dos projetos até a ação.

O superintendente-adjunto da SMTT Arapiraca, Alberto Peixoto, apresentou a estrutura interna da autarquia. Como todos os setores estão interligados para o bem comum.

A assistente social, Anadja Gomes, integrante do Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar, explicou como o setor funciona, colocando em ação também uma psicóloga e uma psicopedagoga.

O diretor de infraestrutura, Rodolfo Cavalcante, levou ao público informações sobre como a SMTT Arapiraca conserta e faz a manutenção de sinalizações horizontal e vertical. Ele também mostrou dados referentes ao fluxo do tráfego na segunda maior cidade de Alagoas.

Francisco José, diretor do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), mostrou várias ações em empresas e escolas, incluindo a participação do mascote da SMTT, o Zé Máforo, para explicitar como os trabalhos tem sido desenvolvidos em diferentes pontos da cidade.

A assessora técnica da SMTT Arapiraca e conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), Elisângela Chaves, salientou a importância da integração entre os órgãos de trânsito para que as ações possam ser realizadas de forma a salvar mais vidas no trânsito.

EMOÇÃO – Um dos momentos mais emocionantes do Fórum foi a participação de Rondon Caetano. Ele é pai do Pedro, vítima fatal de acidente de trânsito causado por um motorista embriagado.

Rondônia contou sobre o episódio e explicou como tem sido realizada uma campanha para que os causadores de acidentes de trânsito sejam punidos.

Para o superintendente da SMTT Arapiraca, Josenildo Souza, falou sobre a satisfação de ver a plateia lotada e de todo o interesse de outros órgãos de trânsito em fazer este tipo de troca de experiências.

“Estamos aqui para nos ajudar. Temos experiências maravilhosas e que têm mostrado resultados excelentes. Pode não ter a mesma viabilidade para outros municípios, mas aí podemos unir as forças e estudar maneiras de projetar atividades que se encaixem no perfil do público. O importante é que estejamos cientes de que unidos faremos muito a diferença em Alagoas. É necessário também citar o papel fundamental do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, no apoio a estes projetos. Esta confiança no nosso trabalho tem colaborado com a implementação de ações!”, garantiu Josenildo Souza.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *