4 de setembro de 2022

Alegria no picadeiro: arapiraquenses têm dia de circo gratuito

Primeiro dia do projeto "Domingo é dia de circo!" teve casa cheia e público de todas as idades

Palmas, sorrisos e muitas gargalhadas não faltaram no primeiro dia do projeto “Domingo é dia de circo!”, promovido pela Escola Municipal de Circo Palhaço Biribinha. O primeiro dia de espetáculos aconteceu na tarde deste domingo (04), e deu início à comemoração dos 10 anos da Escola de Circo de Arapiraca.

O projeto é promovido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte. As apresentações são gratuitas e vão acontecer no último domingo de cada mês, com data sujeita a alterações previamente divulgadas. O próximo espetáculo acontece no dia 25 de setembro.

O riso salva

A Escola de Circo é o Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral IV (Caeti-IV), e segundo a diretora Helga Silveira, o projeto da prefeitura tem um caráter socioeducativo. “Elas servem pra auxiliar esse menino no seu desenvolvimento global, com habilidades que vão ajudá-lo a melhorar o aprendizado na escola, porque eles vão ter mais foco, concentração, comunicação e sociabilidade”, afirma.

O projeto atende crianças da rede municipal, estadual e particular, e até de outros municípios e estados, com atividades de circo e teatro. Helga destaca o senso de coletividade que o projeto desenvolve nos alunos da rede municipal. “O circo é trabalho em equipe, ninguém pode trabalhar no circo só. Mesmo que o seu número seja um número solo, tem uma outra pessoa ao seu lado pra lhe dar um suporte. A gente trabalha sempre junto, e isso é muito bom porque desenvolve nesse menino a capacidade de trabalhar em grupo, em equipe, de contar com o outro. De tanto confiar, como ser confiável”, explica.

População também aproveita

O espetáculo teve a participação de alunos da própria escola, que apresentaram ao público os números que aprendem. Depois, o show foi protagonizado pelos bonecos de mamulengo, que botaram a plateia para gargalhar interagindo com ícones do folclore e cultura popular brasileira, como boi-bumbá, curupira, saci, iara e chupa-cabra.

Os olhares atento e as gargalhadas vinham de todas as idades, afinal a magia do circo consegue cativar qualquer um. Esse foi o caso dona de casa Marcileide Silva, de 41 anos, foi com os filhos prestigiar o domingo de circo. Ela, que nem lembrava a última vez que tinha ido a um, viveu uma tarde especial. “A cidade estava precisando de coisas assim. Com certeza vou vir no próximo”, disse.

Helga Silveira ressalta que a programação também é destinada ao povo arapiraquense. “Esse é um projeto que o prefeito Luciano Barbosa e a secretária Laura Souza trazem pra gente, para que a comunidade arapiraquense tenha mais uma atividade cultural pra fazer e para que os nossos alunos possam conhecer mais a arte do circo”, declarou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *