12 de agosto de 2022

Viver Melhor ouve moradores do Olho D’água dos Cazuzinhas para a implantação de políticas públicas eficazes

Programa promoveu a chamada oficina de escuta junto a crianças, adultos e idosos da comunidade

Fotos: Fábio Ferreira – Ascom Arapiraca

Ouvir a comunidade é o primeiro passo para a implantação de políticas públicas efetivas. Com esse intuito, o programa Viver Melhor, da Prefeitura de Arapiraca, promoveu a oficina de escuta no bairro Olho D’água dos Cazuzinhas, nesta quinta-feira (11).

A comunidade é a quinta contemplada pelo programa, que tem o objetivo de ser um mediador entre as necessidades das comunidades arapiraquenses e os serviços públicos. A oficina de escuta é a terceira etapa da metodologia aplicada pelo programa.

Inicialmente, a comunidade recebe o chamado “Dia D”, que leva diversos serviços públicos aos moradores e aproxima a população do programa. Logo depois, a equipe vai de porta em porta para aplicar um questionário quantitativo e levantar as principais demandas da população em relação aos serviços públicos e qualidade de vida.

Na oficina de escuta, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos da comunidade são ouvidos pela equipe, composta por profissionais multidisciplinares e que conta com o apoio de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, entre outros profissionais.

“Eles [os profissionais] têm uma metodologia para vir para a comunidade e escutar a todos. A partir daí, a gente faz um relatório para que a entrega das secretarias seja de forma mais eficaz, e as secretarias conhecendo a realidade das comunidades possam, de forma efetiva, realizar as ações. Assim podemos ter um trabalho contínuo de eficiência e eficácia nos serviços”, explica a coordenadora-executiva do programa, Ana Valéria Peixoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *