5 de agosto de 2022

Programa de melhoramento genético bovino em Arapiraca faz produção leiteira crescer em 40%

Incentivo beneficia 39 famílias de pequenos produtores de Arapiraca

Foto: Pablicio Vieira/Ascom Arapiraca

Texto: Mácio Amaral com Laís Pita
A produção leiteira de Josué Damasceno Araújo cresceu cerca de 40% desde que o pequeno produtor do Sítio Flexeiras, na Zona Rural de Arapiraca, começou a fazer parte do Programa de Inseminação Artificial e Melhoramento Genético da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

“Hoje eu produzo de 90 a 100 litros ao dia”, diz Josué. Ele testemunha o salto na qualidade e quantidade da produção a partir da inseminação artificial nos animais, realizada com o material genético que vem de touros selecionados de todo o Brasil e até países de fora, como Estados Unidos e Holanda. São animais de alto padrão genético, premiados nos principais torneios leiteiros do país.

Com 12 animais cadastrados no programa, o produtor de 52 anos é um dos 39 beneficiados pela iniciativa da Prefeitura de Arapiraca. O programa – que é totalmente  gratuito – está presente em 27 comunidades rurais de Arapiraca, atendendo um rebanho de 532 bovinos de leite.

De acordo com o técnico em agropecuária e especialista em gado de leite, Rodrigo Mayko, o prefeito Luciano Barbosa renovou os contratos dos insumos e a meta é dobrar até o final do ano o número de produtores de leite atendidos.

Rodrigo destacou que o programa funciona de domingo a domingo, inclusive com o suporte de um veterinário e um zootecnista do município. “Oferecemos um atendimento multidisciplinar, e da maneira que é, totalmente de graça, com uma equipe à disposição do beneficiário 24h por dia, posso afirmar que Arapiraca é o único município de Alagoas, e um dos poucos do Brasil, que tem um programa como esse”, reconheceu.

Aquele pequeno produtor de leite da cidade – que possui até 20 animais – que tenha interesse em se cadastrar no programa, deve procurar os técnicos da Secretária de Desenvolvimento Rural, no departamento de pecuária.

Foto: Pablicio Vieira/Ascom Arapiraca

Foto: Pablicio Vieira/Ascom Arapiraca

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *