28 de agosto de 2022

Dia D: Arapiraca dobra o número de crianças vacinadas contra poliomelite no município

Foto: Samuel Alves/Ascom Prefeitura de Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, vacinou 2 mil e 146 crianças no Dia D de vacinação contra a poliomelite, que aconteceu nesse sábado (27) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em outros três pontos de imunização volantes: Arapiraca Garden Shopping, Ginásio João Paulo II e em frente ao Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho.

Entre os dias 8 e 26 de agosto haviam se vacinado com a Pólio Oral 4 mil e 701 crianças, com o Dia D esse número passou para 6 mil e 847, fazendo Arapiraca atingir a meta atual de 50% do público-alvo (crianças de 1 a ano a 5 anos incompletos) vacinado. Agora o objetivo é chegar em 13 mil e 708 crianças vacinadas.

De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, a enfermeira Mônica Suzy, o número de doses aplicadas foi muito expressivo. “Estávamos com 24,16% da cobertura e passamos para 50%, dobramos a meta, e agora vamos correr atrás do restante”, disse.

Outro ponto que merece ser destacado é que durante o Dia D da Campanha contra a Poliomielite e Multivacinação, foram aplicadas mais de 1 mil doses contra a febre amarela, zerando o estoque do município.

Preocupação

A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença considerada erradicada no Brasil, mas os baixos índices de vacinação podem fazer com que ela retorne.

Já houve, em 2022, um caso registrado da doença em Nova York, nos Estados Unidos. 

A doença

A poliomielite é uma doença viral e a transmissão pode ser direta, de pessoa a pessoa, por secreções orofaríngeas (ao tossir, espirrar ou falar) ou pela via fecal-oral de forma indireta, através de alimentos, água ou objetos contaminados com fezes de doentes ou portadores.

Em mais de 90% dos casos, a infecção é inaparente ou assintomática. Entre 1,6% dos casos desenvolvem a forma paralítica, com características de deficiência motora de início súbito, em geral afetando membros inferiores de forma assimétrica, flacidez muscular, entre outros sintomas.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *