17 de agosto de 2022

Comunidades assistidas pelo Viver Melhor recebem orientação para aquisição de linha de crédito

Ações em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vão incentivar a economia popular nas comunidades atendidas pelo programa

Fotos: Fábio Ferreira – Ascom Arapiraca

A economia está diretamente ligada à qualidade de vida da população, e portanto essa também é uma das áreas de atuação do programa Viver Melhor, política pública da Prefeitura de Arapiraca que tem o objetivo de melhorar as condições de moradores de comunidades da cidade em situação de vulnerabilidade social.

Pensando nisso, o programa deu início, na tarde desta terça-feira (16), a uma semana destinada a orientar e fazer o cadastro de empreendedores no programa Crédito do Povo, da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve). A primeira ação foi destinada aos moradores do Caborje, e ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social Eva Pessoa Oliveira, conhecido como Cras Mangabeiras. As ações são realizadas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

“Se na comunidade tiver uma manicure, cabeleireira, maquiador, pessoa que faz bolo, vende verdura, que seja autônoma e quiser investir no seu negócio, ela vai poder tirar esse empréstimo. Estamos levando o desenvolvimento, empreendedorismo e a sustentabilidade, para que essa pessoa autônoma consiga ter sua renda, e de qualidade”, explica a coordenadora-executiva do programa, Ana Valéria Peixoto.

As comunidades Frei Damião, Manoel Teles e Mangabeiras também serão contempladas com a ação.

Incentivo ao empreendedor

A linha de crédito é destinada a empreendedores de qualquer área que ainda trabalham na informalidade sem a necessidade de formalização de um CNPJ. O empréstimo conta com pagamento em 12 parcelas mensais e juros reduzidos, o recurso, com valor de R$ 1.000,00 por pessoa e carência de seis meses. O empréstimo é inédito para esta parcela de empreendedores que trabalham na informalidade, facilitando a ampliação de seus negócios especialmente nesse período de retomada da economia após a pandemia da Covid-19.

A estagiária de microcrédito da Desenvolve, Larissa Caetano, participou do dia de orientações e cadastro e explicou que o cadastro também pode ser feito via aplicativo móvel – App Desenvolve-AL. “O intuito é atender os microempreendedores com um capital de giro para que eles possam investir e nisso desenvolver seu trabalho […] A pessoa faz pelo aplicativo, comprova que atua informalmente, com uma foto da atividade. Quem for feirante, tira uma foto atendendo na feira”, exemplifica

No aplicativo, o cidadão poderá verificar a documentação necessária para o cadastro na linha de crédito. Pessoas que já exerçam qualquer atividade remunerada ou são aposentadas não poderão ter acesso ao crédito. Mais informações podem ser encontradas na Casa do Empreendedor em Arapiraca ou através do WhatsApp (82) 9 8884-5212.

Oportunidade

A empreendedora do ramo da beleza, Thayse Araújo, foi uma das que procuraram a orientação no Cras Eva Pessoa, na ação promovida pelo Viver Melhor.

Mãe de um filho de 5 anos, Thayse viu a oportunidade de investir nos atendimentos com a linha de crédito. “A gente só não pode ficar parado”, diz ela, que almeja adquirir maior variedade nos produtos de esmalteria e equipamentos que usa no trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *