21 de agosto de 2022

Com cinema e roda de conversa, Viver Melhor comemora mês dos pais no Planetário

Evento foi destinado às famílias das comunidades assistidas pelo programa e contou com uma série de atividades

Fotos: Fábio Ferreira – Ascom Arapiraca

O programa Viver Melhor, política pública da Prefeitura de Arapiraca, proporcionou neste domingo (21) uma tarde de atividades para pais e filhos das comunidades assistidas pelo programa. O momento de interação e aprendizado em alusão ao Dia dos Pais aconteceu no Planetário Municipal e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba.

A ação foi destinada aos moradores do Olho D’água dos Cazuzinhas, Frei Damião, Manoel Teles, Mangabeiras e Caborje. Os pais e familiares participaram de uma roda de conversa sobre paternidade a psicóloga infantil e escolar Kátia Flávia e o presidente da Central Única das Favelas em Arapiraca (CUFA) e integrante do Viver Melhor, Dinho Nascimento. Depois, eles assistiram a uma sessão do filme “O mentiroso”, que traz uma lição sobre a importância da confiança e honestidade entre pais e filhos.

Enquanto isso as crianças tiveram atividades na cúpula do Planetário e no Espaço Brinca Ciência, com pintura, desenho e aprendizado sobre estrelas e constelações. Ao final do evento, os participantes ainda aproveitaram uma mesa de bolo e frutas.

“Hoje estamos comemorando o Dia dos Pais. Preparamos com muito carinho essa tarde muito especial, trazendo os pais e suas famílias, vieram os filhos e as esposas. É um dia para que os pais tenham uma tarde de muito amor, carinho e esperança e para que eles saibam que a família é o bem mais importante que nós temos”, disse a coordenadora-executiva do Viver Melhor, Ana Valéria Peixoto.

Na oportunidade, eles discutiram os impactos da relação do casal nos filhos, a importância do diálogo no seio familiar, uso da tecnologia na educação e lazer durante a criação, entre outros temas que fazem parte do dia a dia das famílias e estão atrelados ao exercício da paternidade.

“Após a entrevista, resolvi homenagear o meu pai e falar um pouco de tudo que ele fez pra poder cuidar e proteger os filhos, mesmo com as dificuldades da nossa infância em morar na favela, em barraco de madeira, o meu pai sempre lutou para mudarmos de vida, e hoje consegui falar na frente de várias famílias o quanto o amo e sou grato a ele por tudo”, declarou.

A roda de conversa também contou com a interação dos participantes com o público e algumas dicas e orientações da psicóloga sobre paternidade e educação na infância. Segundo Dinho, a ação também teve um papel cultural fundamental. “Essa ação para os pais que moram nas áreas vulneráveis de Arapiraca é de extrema importância, porque proporcionou um momento mágico de lazer e cinema que para alguns pais é a primeira vez a assistir um filme em um cinema”, afirmou.

O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e do Supermercado Bella Compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *