5 de julho de 2022

Arapiraquenses que apresentarem síndromes gripais devem procurar atendimento na UBS de referência

Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

As equipes do Programa de Saúde da Família, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelos bairros e comunidades de Arapiraca, estão realizando o atendimento de síndromes gripais. Sendo assim, a prefeitura reforça que os arapiraquenses que apresentarem sintomas como tosse, coriza, febre, dor de garganta, diarreia ou dor de cabeça, devem procurar sua UBS de referência para receber atendimento médico.

É muito importante destacar também que, apesar do aumento no número de casos positivos de Covid-19 em todo o país, por aqui os casos agravados da doença seguem sob controle, graças à campanha de vacinação.

“Recomendamos que aquelas pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 ou que estão com o esquema vacinal incompletos, o façam o quanto antes, para evitar casos graves da doença”, explicou a secretária municipal de Saúde, dra. Luciana Fonseca, que reforçou ainda a importância de que pacientes com sintomas gripais retomem o uso de máscaras de proteção individual.

Boletim Epidemiológico

Foram registrados na última semana epidemiológica 665 novos casos confirmados de Covid-19 e a média de atendimento a síndromes gripais no Complexo Multiprofissional de Arapiraca, localizado no bairro Baixa Grande, tem sido de 185 por dia.

Dos 10 leitos de UTI disponíveis, 9 deles estão ocupados. De acordo com a Coordenação de Informação e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, três desses casos são de pacientes que não tomaram nenhuma dose da vacina, um com apenas uma dose, e os outros cinco atrasaram o primeiro reforço. Todos os pacientes tem mais de 60 anos de idade.

Dos 30 leitos de enfermaria disponíveis, 11 estão ocupados atualmente. Todos os pacientes tem mais de 50 anos de idade.

Confira mais detalhes do boletim epidemiológico ouvindo o Podcast Saúde em Dados abaixo:

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *