3 de julho de 2022

Segundo dia do Festival de Quadrilhas Estilizadas resgata pluralidade nordestina

Ginásio da Escola Pedro Reis é palco do concurso que continua neste domingo (03)

Fotos: Fábio Ferreira – Ascom Arapiraca

A programação do São João “A pegada é essa!”, em Arapiraca, continua promovendo a tradição e o resgate cultural na cidade. O segundo dia do Festival de Quadrilhas Estilizadas, no Ginásio da Escola Pedro Reis, no sábado (02), foi um passeio pela pluralidade das raízes nordestinas.

A programação continua neste domingo (03), a partir das 18h. O local do evento também é ponto de arrecadação de doações da campanha “São João Solidário”, da Prefeitura de Arapiraca, para ajudar as vítimas das fortes chuvas com alimentos, agasalhos, itens de higiene pessoal, entre outros.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington Magalhães, o concurso é mais um atrativo do São João de Arapiraca, o São João para todos. “Estamos trazendo quadrilhas estilizadas não só daqui de Alagoas, mas também de Pernambuco, Sergipe, Paraíba. O palhoção está lotando, muito bonito de ver, porque a gente contempla o São João como um todo, desde as comunidades, os grandes shows e as quadrilhas estilizadas também”, destaca.

As estrelas do palhoção

A noite teve início com a regional Renascer do Sertão, fruto do bairro Manoel Teles. O grupo trouxe o amor pela São João materializado em fogueira e balão, e um noivo que precisou a chama do São João no coração da amada para juntos viveram uma história de amor.

A quadrilha Girassol, de Girau do Ponciano, emocionou o público com a história da flor. O grupo distribuiu pipocas que saíram do vestido da rainha do milho, e assim como o girassol, a quadrilha buscou a luz que viu no público e encantou a noite.

A tradição artesanal de Traipu está no nome da terceira quadrilha a se apresentar na noite: “Mulher rendeira”. Três senhoras postas à frente da quadrilha construíam a arte enquanto o grupo se apresentava ao som de “Olê, mulé rendeira, olê, mulé rendá”. Elas fizeram frente ao casamento do cangaceiro Belarmino e Açucena, celebrado pelo capitão Virgulino.

Com uma torcida fiel e animada, a quadrilha Brilho Lunar, da cidade de Coqueiro Seco, cantou para matar a saudade do São João junto da noiva que só queria casar se tivesse festa junina.

E para encerrar a noite com chave de ouro, a quadrilha Xodó da Vila trouxe a feira livre diretamente de Aracaju, em Sergipe, e coloriu Arapiraca com toda a diversidade de um “Sábado de feira livre”. A cenografia fidedigna e a banda da quadrilha atraíram o público no fim da festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *