20 de junho de 2022

Terceiro dia do São João Comunitário mantém tradição popular

Foto: Fábio Ferreira/Ascom Arapiraca

Pluralidade cultural e brincadeiras com o prefeito Luciano Barbosa marcaram a noite

Mais um dia de arraiais comunitários manteve a tradição junina em Arapiraca. Os palhoções no Conjunto Nossa Senhora Aparecida e no bairro Manoel Teles ficaram cheios para que a população aproveitasse um domingo (19) de muita dança, cantoria e boas risadas.

O prefeito Luciano Barbosa, o deputado estadual Ricardo Nezinho e o pré-candidato a deputado federal Daniel Barbosa acompanharam o terceiro dia do São João Comunitário.

Daniel parabenizou o evento que mantém a cultura do São João viva na comunidade arapiraquense. “É um arraiá muito bonito que está acontecendo em vários bairros de Arapiraca. Convido a todos para participar e aproveitar esse São João maravilhoso”, disse.

Conjunto Nossa Senhora Aparecida: mistura de norte e nordeste

A festa no Conjunto Nossa Senhora Aparecida reuniu sanfona, carimbó e a primeira-dama do cangaço. Maxsuel do Acordeon, pupilo do ilustre mestre Afrísio Acácio, animou o público no início do evento e a quadrilha Pé de Chita e o grupo de dança de Carimbó, típica da Região norte, fez sucesso no “Arraiá do Povão”.

A pequena Alexandra, de apenas sete anos, encantou o púbico da festa. Vestida de Maria Bonita, a menina contagiou a multidão com simpatia e foi uma das responsáveis pelo sorriso do público, que desfrutou uma noite onde a pluralidade artística foi o destaque.

Manoel Teles: fogueira da renascença

“Viemos provar que o Manoel Teles tem valor, tem cultura, tem arte, não só as coisas ruins dos noticiários”, discursou um dos integrantes do grupo Renascer do Sertão, ao final da apresentação do grupo. A fogueira posta no início da ladeira na rua Augusto Pereira anunciava a grande festa que vinha em frente, o Arraiá “Renascença”.

Nesse sentimento de esperança e recomeço, a quadrilha do bairro, Renascer do Sertão, fez uma oração em conjunto e dedicou a apresentação aos quadrilheiros e incentivadores da cultura popular que se foram durante a pandemia da Covid-19.

 

Mas ninguém podia ficar de fora da festa que o bairro esperou tanto para fazer. O prefeito Luciano Barbosa foi um dos que entraram no clima de descontração durante a noite. Ele aceitou ser vendado e participar da brincadeira do quebra-pote, e com as orientações do público, o prefeito conseguiu vencer na brincadeira para fazer a alegria da criançada com os doces que caíram.

E não parou por aí. Acompanhado do secretário municipal de cultura, lazer e juventude, Wellington Magalhães, e do deputado estadual Ricardo Nezinho, Luciano Barbosa teve que apostar na sorte na brincadeira da roleta. O resultado foi de muita diversão diante da plateia no Manoel Teles.

Autor: Mácio Amaral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *