23 de junho de 2022

Equipes da prefeitura participam de capacitação sobre prevenção de desastres causados pelo excesso de chuvas

Foto: Felipe Moreno

A Prefeitura de Arapiraca, em nome da Secretaria de Infraestrutura do município, foi convidada pelo Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) para participar de uma capacitação sobre Eventos Hidrológicos Extremos em Centros Urbanos: prevenção e consequências.

O evento, que aconteceu na terça-feira (21), no auditório do Crea, em Maceió, deixou claro que as equipes da prefeitura – em especial as de Infraestrutura, Desenvolvimento Rural e Defesa Civil – tem trabalhado de maneira correta, tanto que mesmo com a quantidade de chuva que tem caído em Arapiraca, o município não registrou nenhum desastre.

“Trabalhamos de maneira preventiva, o que significa que evitamos desastres causados pelo excesso de chuvas, até porque o desastre em si é resultado de um evento adverso, como a chuva, o qual não podemos impedir, mas devemos trabalhar para diminuir a vulnerabilidade da população, deixando uma quantidade mínima de pessoas afetadas, e temos conseguido”, destacou o engenheiro civil e secretário, Roany Izidoro.

O secretário vem, inclusive, mapeando áreas de risco em Arapiraca, como as barragens localizadas no Sítio Serrote. Além desses ambientes de fragilidade, é importante que o município continue identificando áreas de inundações, desenvolva estudos e projetos de obras hidráulicas, e continue se fortalecendo institucionalmente, com uma Defesa Civil equipada, um sistema de alerta para as bacias hidrográfica, capacitações continuadas e, claro, infraestrutura, evitando assim ações reativas emergenciais.

O evento, organizado pela Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Alagoas (Aesal), teve como palestrantes o metereologista e coordenador da Sala de Alerta da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Vinícius Pinho; o chefe da subseção de Desastres Naturais da Defesa Civil do Estado de Alagoas, Douglas Gomes; e a geóloga e coordenadora do Laboratório de Oceanografia Geológica da Ufal, Rochana de Almeida.

Também participaram, ao lado do secretário Roany Izidoro, a superintendente de projetos, Mallena Soares, e o engenheiro Civil José Felipe, ambos servidores do município de Arapiraca.

Foto: Laís Pita

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *