24 de maio de 2022

Estudantes da Ufal planejam desenvolver pesquisa sobre camarão marinho criado em Arapiraca

Apresentar um sistema de produção de camarão marinho em águas oligohalinas, considerando a estrutura e manejo utilizados, esse foi o objetivo da visita técnica realizada nessa segunda-feira (23) por alunos do 4º período do curso de Engenharia de Pesca da Ufal, campus Penedo.

Eles estiveram em Arapiraca para conhecer o trabalho do carcinicultor Samuel Vieira dos Santos, cuja propriedade fica localizada no Povoado Poço da Pedra, e além de produzir camarão na fase de engorda, faz o cultivo de abacaxi.

Os técnicos da secretaria de Desenvolvimento Rural, Márcio Roberto, que também é Engenheiro de Pesca, e Iomar Pereira, agrônomo por formação, conduziram os trabalhos.

Nesta visita, ficou comprovado o bom potencial da criação do camarão marinho Litopenaeus vannamei na região e a necessidade de um programa de pesquisa básica e aplicada para melhor caracterizá-los, bem como para investigar a fundo sua biologia, manejo e seus requerimentos nutricionais em águas interiorizadas.

A interação entre profissionais, docentes e discente foi importante para alinhar conhecimentos teóricos/científicos e práticos.

Foto: Samuel Alves/Ascom Arapiraca

Foto: Samuel Alves/Ascom Arapiraca

Foto: Samuel Alves/Ascom Arapiraca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *