26 de maio de 2022

Com exibição de filmes locais, primeira noite do Festival de Cinema de Arapiraca conquista cinéfilos

Evento gratuito vai até o próximo domingo (29)

Os amantes da sétima arte residentes na capital do agreste lotaram as dependências do Cinesystem na noite desta quarta-feira (25) para a abertura da primeira edição do Festival de Cinema de Arapiraca. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, e envolve artistas, produtores e profissionais da área.

A cerimônia de abertura contou com a presença da organização do evento, além de autoridades locais, da Superintendente de Turismo de Arapiraca, Kyka Tenório, e do secretário de Cultura, Lazer e Juventude do município, Wellington de Magalhães, que representou o prefeito Luciano Barbosa.

Kyka Tenório ressaltou a importância de eventos deste porte para impulsionar o turismo local. “Como cidade pólo, Arapiraca recebe diariamente turistas de todo o agreste e interior alagoano, vários deles cinéfilos, que vêm até nossa cidade consumir este produto. O shopping, a indústria do cinema local e os cinéfilos só tem a ganhar com um evento como este”, afirmou.

Na ocasião, Wellington saudou a realização do festival, que retoma um ambiente de investimento público no audiovisual produzido de forma pioneira em Arapiraca. “A gente acaba agregando e valorizando mais um segmento da cultura. O prefeito pede que a gente faça cultura para todos, e o cinema é uma arte que acaba agregando todos os segmentos. Contribui e movimenta a economia”, disse.

O evento é organizado pelo Núcleo de Audiovisual de Arapiraca (NAVI), cujo coordenador, o cineasta Wagno Godez, é também o produtor executivo do festival. Para ele, o apoio do município foi além das expectativas. “A gente queria realizar a quarta edição da Mostra Navi, e fomos na prefeitura buscar apoio para a mostra e saímos com o apoio e o incentivo para o festival”, afirmou.

Durante a abertura solene, Wagno também ressaltou o apoio dos demais apoiadores do projeto, como a Uneal, que esteve representada pelo seu Reitor professor Odilon Máximo; o Sebrae, representado pelo seu coordenador Aristides Minervino; e ainda o Projeto Raízes de Arapiraca, idealizado e representado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho.

Em sua primeira noite oficial, o festival de cinema de Arapiraca teve como evento a Mostra Navi de Cinema Arapiraquense, onde foram exibidos pequenos documentários e produções locais, de integrantes do Navi e estudantes dos seus cursos de formação na área. Curtas como Raiar, de Wagno Godez, e Ana Terra, de vários alunos do Navi, estiveram entre as exibições.

O festival segue com programação multisetorial, estruturada em vários pontos de Arapiraca, além do Cinesystem, onde ocorrem as exibições de curtas e longas-metragens, além dos filmes que concorrem ao grande prêmio do festival. Para acompanhar a programação completa, que é totalmente gratuita, basta acessar o site do festival, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *