6 de abril de 2022

Arapiraca para todos: Acolhimento social garante dignidade para venezuelanos e população vulnerável

Fotos: Magno Almeida/Ascom Arapiraca

Cuidar de quem escolhe Arapiraca como casa é essencial para o desenvolvimento humanitário do nosso município.

Com esse objetivo, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU), tem realizado o acolhimento dos indígenas venezuelanos que atualmente estão morando em um abrigo mantido pelo município.

Nesta terça-feira (5), a secretária Fabrícia Galindo esteve acompanhada do defensor Diego Bruno, apresentou as instalações e falou sobre as intervenções realizadas no local para melhorar a qualidade de vida dos imigrantes.

“Desde que os venezuelanos chegaram a Arapiraca, temos trabalhado para que eles tenham acesso aos serviços públicos essenciais. Fizemos algumas melhorias no alojamento provisório destinado a eles e foi disponibilizada toda estrutura necessária para dar a eles dignidade e acolhimento”, explicou a secretária, que é assistente social do município há mais de 10 anos.

Também participaram das visitas, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, das equipes de Abordagem Social, da Coordenação de Promoção à Saúde, e do 4º Centro de Saúde, responsável pelo atendimento aos venezuelanos.

O grupo também seguiu para o Alojamento Provisório e o Centro Pop, responsáveis pelo acolhimento à população em situação de rua de Arapiraca.

O representante da DPU reconheceu o trabalho do comitê municipal na intermediação das políticas públicas aos imigrantes.

“O diálogo interinstitucional e a troca de experiências exitosas constituem instrumentos relevantes para construção da rede de apoio e tutela de direitos dos migrantes vulneráveis em Alagoas. Nesse cenário, há muito a avançar em Arapiraca, mas é importante reconhecer o trabalho desempenhado pelo município que, através do comitê municipal, vem prestando políticas públicas na área da educação, assistência social, saúde e abrigamento, criando assim uma rede de apoio em prol dos migrantes vulneráveis”, disse Diego Bruno.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *