4 de fevereiro de 2022

Prefeitura de Arapiraca inicia entrega de 650 tablets para os agentes de saúde

Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)

Fotos: Carlos Magno (Ascom Arapiraca)

As novas ferramentas tecnológicas vão ajudar, ainda mais, o trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS) no município de Arapiraca.

Nesta sexta-feira (4), o prefeito Luciano Barbosa iniciou a entrega de 650 tablets para os profissionais de saúde.

Adquiridos pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, os equipamentos foram configurados com software exclusivo pelo Grupo Municipal de Tecnologia da Informação (GTInfo).

O ato de entrega, ocorrido no auditório do Planetário Municipal e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, também contou com a presença do secretário-adjunto de Saúde, Sérgio Newton, a superintendente de Atenção à Saúde, enfermeira Jackeline Barbosa, o representante dos agentes de saúde, José Anselmo, o representante do Conselho Municipal de Saúde, Daniel Nunes, e o representante do GTInfo, Faustino Neto, além dos vereadores Pablo Fênix, Léo Saturnino, Fábio Henrique, Márcio do Canaã e Adriano Targino.

Os equipamentos serão armazenados de informações obtidas pelos agentes comunitários de saúde, durante as visitas domiciliares, na área urbana e nas comunidades rurais de Arapiraca.

O treinamento dos profissionais de saúde se estenderá até o próximo dia 17 deste mês de fevereiro, para que os agentes de saúde façam o manuseio correto dos tablets e lançar no sistema as informações coletadas nas visitas domiciliares.

Na ocasião, o representante dos agentes de saúde, José Anselmo, declarou que os equipamentos tecnológicos irão ajudar os profissionais de saúde no trabalho diário. “É muito difícil trabalhar com muitos papéis, depois digitar as informações para colocar no sistema. Com esse procedimento, havia o risco de perda de informações importantes, mas agora essa tecnologia vai facilitar o nosso trabalho e tornar mais rápida a transferência dos dados coletados”, salientou.

A superintendente de Atenção à Saúde, enfermeira Jackeline Barbosa, enalteceu a importância do trabalho dos agentes de saúde. “Vocês são os nossos olhos e o nosso vínculo mais direto com a sociedade”, afirmou, agradecendo a toda equipe da secretaria, ao prefeito Luciano Barbosa, ao GTInfo e ao agentes de saúde pelo compromisso com a saúde pública em Arapiraca.

O secretário-adjunto de Saúde, Sérgio Newton, falou do trabalho conjunto da gestão com os profissionais de saúde para elevar os indicadores positivos e a consequente melhoria da qualidade de vida da população.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Pablo Fênix citou o trabalho e o compromisso da gestão do prefeito Luciano Barbosa com a saúde pública, reforçando o apoio do Poder Legislativo com as ações a favor dos moradores de Arapiraca.

Cobertura e referência

Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa fez questão de destacar a parceria da gestão com o terceiro setor, por meio do Conselho Municipal de Saúde e a tradição de Arapiraca na implantação e referência nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem uma cobertura de quase 100% no município.

“Os agentes de saúde estão na linha de frente desse trabalho, e também quero agradecer as equipes da Secretaria de Saúde e GTInfo pelo compromisso em fazer avançar as nossas ações a favor das pessoas que mais precisam”, acrescentou o prefeito.

Após a entrega dos primeiros tablets, o técnico do GTInfo, Faustino Neto, e a agentes de saúde Edvânia Matias, apresentaram informações acerca do novo software e da nova ferramenta tecnológica para o cadastramento das famílias arapiraquenses no Sistema Único de Saúde (SUS) em Arapiraca.

Com o apoio do Ministério da Saúde, a gestão municipal vai atualizar e intensificar o cadastramento das famílias dentro do programa Previne Brasil, que é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que é focado justamente no cadastro das pessoas e nos cuidados básicos em saúde.

Autor: Davi Salsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *