30 de janeiro de 2022

Mobilidade urbana: SMTT promove pedal solidário e incentiva ciclismo para driblar o trânsito

Pablício Vieira

Mobilidade urbana é um dos maiores problemas dos médios e grandes centros e encontrar saídas para essa questão é um desafio. Pensando nisso, a Prefeitura de Arapiraca, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito promoveu o 1º Pedal Solidário Amigos da SMTT para incentivar a prática esportiva.

Para a nova gestão, descentralizar a infraestrutura é essencial para desafogar o trânsito e proporcionar mais saúde.

“Com essa largada do primeiro pedal da SMTT de Arapiraca, começamos a mobilizar a cidade para o nosso plano de mobilidade urbana. Iniciamos com o recapeamento das vias públicas e seguirá com a inclusão de ciclofaixas e ciclovias na cidade, além da implantação da zona azul para dar mais conforto ao comércio e alternativas para veículos. As ciclovias e ciclofaixas são de extrema importância para estimular esse meio de locomoção saudável de forma segura. Fazer isso é fazer de Arapiraca uma cidade para todos”, destacou o prefeito Luciano Barbosa.

O evento também foi planejado com a finalidade de reunir ciclistas, promover integração, determinação e valorização a esse transporte, além de arrecadar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade.

Mais de 300 ciclistas estiveram presentes e realizaram o percurso de 20 quilômetros, que começou no Bosque das Arapiracas e seguiu pela zona rural, retomando ao ponto de largada. Durante o passeio, os atletas receberam apoio da equipe da SMTT e parceiros.

Na chegada, os participantes foram contemplados com um sorteio de brindes e alimentação da equipe Centuriões do Rei, da Igreja Santa de Jesus Cristo.

No total, mais de 600 quilos de alimentos e 80 latas de leite em pó foram arrecadados. A doação será realizada pelos Agentes de Autoridade de Trânsito.

Pablício Vieira

Para o superintendente da SMTT, Josenildo Souza, o passeio já está fixado no calendário do órgão e é o primeiro passo para a implantação de ciclovias e ciclofaixas.

“Hoje foi mais um dia importante para o trânsito arapiraquense. Estamos colocando em prática o nosso plano de mobilidade urbana com alternativas para os meios de transporte, visando um trânsito mais seguro. O evento não teria acontecido se não fosse o incentivo do prefeito Luciano Barbosa, o empenho dos nossos servidores da SMTT, além dos nossos patrocinadores e parceiros”, frisou Josenildo Souza.

Além do passeio, o superintendente do órgão anunciou a criação da comissão para a implantação de ciclofaixas e ciclovias, através de um decreto que será assinado pelo prefeito nos próximos dias. As secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Serviços Públicos também farão parte da comissão.

Amigos da SMTT

O 1º Pedal Solidário foi organizado pelo Departamento de Educação para o Trânsito com apoio dos departamentos e contou com a parceria de empresas privadas e entidades públicas.

Participaram do apoio o Grupo Coringa, Oops Telecom, Centuriões do Rei, Grupo Vieira, Jomart, Nunes Motopeças, Fabrício Monters, Instituto Andrade, Autoforte Toyota, Noberto, Secretarias de Esporte e Saúde, Corpo de Bombeiros Militar, Popular Alimentos, entre outros.

Autor: Lohuama Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *