25 de janeiro de 2022

Boletim Epidemiológico aponta aumento de casos de Covid-19 e ocupação hospitalar em Arapiraca

Foto: Erick Balbino/Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o terceiro Boletim Epidemiológico de 16 a 22 de janeiro de 2022. Alguns dados chamam a atenção no documento, principalmente o aumento exponencial dos casos positivos de Covid-19 e ocupação de leitos clínicos e de UTI.

De acordo com o documento, assinado pelo coordenador de Análise e Informação em Saúde, Evandro Melo, em menos de um mês, os casos subiram de 3 para 183 casos, aumento de 6.000%.

Também foram confirmados dois óbitos ocorridos por síndrome gripal, sendo uma pro Influenza, registrada no dia 18 de janeiro, e uma por Covid-19, registrada no dia 21 de janeiro.

Sobre a taxa de ocupação hospitalar, os números também são preocupantes. De acordo com o Boletim Epidemiológico, dos 30 leitos clínicos disponíveis, 18 estão ocupados, sendo 8 deles com residentes de Arapiraca. Já dos 20 leitos de UTI disponíveis, 14 deles estão ocupados, sendo 5 residentes de Arapiraca.

É importante deixar claro que, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a maioria dos casos agravados de Covid-19 que estão sendo registrados atualmente são de pacientes que não tomaram nenhuma dose da vacina contra a doença ou negligenciaram o complemento da imunização. A informação tem sido ratificada a nível internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira os boletins desta semana nos links abaixo:

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 03/2022

BOLETIM DE OCUPAÇÃO DE LEITOS 03/2022

 

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *