13 de janeiro de 2022

Arapiraca instalará Conservatório de Música na Escola Hugo José Camelo Lima

Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Educação e incentivo à Cultura são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. Com esse foco, a Prefeitura de Arapiraca instalará, em breve, o Conservatório de Música da cidade, que funcionará no prédio da Escola Municipal Hugo José Camelo Lima, na praça Luiz Pereira Lima, Centro de Arapiraca.

A iniciativa foi anunciada pelo prefeito Luciano Barbosa no mês de setembro, durante encontro com com artistas locais da Associação de Músicos e Entretenimento de Arapiraca (Amear).

O objetivo do Conservatório é ofertar cursos técnicos, instrumentas e de canto, além de valorizar os adeptos da música, estimular e descobrir novos talentos, promover a difusão, o fomento e o intercâmbio artístico-cultural da Capital do Agreste alagoano.

O Conservatório de Música de Arapiraca funcionará como Centro de Apoio Às Escolas em Tempo Integral (Caeti 7), e atuará na formação extra-curricular dos alunos da rede pública municipal, incentivando a aprendizagem.

‘Tenho uma ligação muito forte com a música e a arte desde muito tempo”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa, citando a criação da Escola de Belas-Artes, o teatro do Planetário Municipal, o Festival de Música Viva Arapiraca, o Lago da Perucaba, e as tendas culturais na antiga Praça da Prefeitura e no Mercado do Artesanato, espaços públicos voltados para apresentação de artistas locais e de outros pontos do Brasil.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma ferramenta que auxilia o desenvolvimento da mente humana, promovendo equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento  filosófico.

Estudos realizados por pesquisadores alemães apontam que pessoas que analisam tons musicais apresentam áreas do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.

Com base nessas pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo, e geralmente apresentam notas mais elevadas quando à aptidão escolar.

A informação, entretanto, já era conhecida anteriormente, porém de forma empírica. Platão, pro exemplo,  dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro.

Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, tendo em vista que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.

Escola Hugo Lima

Nos últimos anos, a procura por matrícula para a Escola Municipal Hugo José Camêlo Lima diminuia gradativamente, sendo inviável a manutenção das atividades no local, tendo em vista o baixo número de estudantes.

O motivo da baixa procura pela instituição se dá pelo próprio desenvolvimento da Educação Pública em Arapiraca, que instalou novas escolas municipais nos bairros e comunidades espalhados pela cidade, o que induziu a população a matricular seus filhos em instituições próximas a suas residências e não no centro da cidade, onde fica a Escola Hugo Lima.

Os estudantes que continuam matriculados na instituição foram transferidos para outras escolas do município, assim como os servidores públicos que exerciam suas atividades no local foram realocados.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *