20 de janeiro de 2022

Ação do Procon e Cultura conscientiza estabelecimentos sobre acessibilidade à pessoa com deficiência

Bancos, bares, lojas e restaurantes passarão por uma ação especial no mês de janeiro. A Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude em parceria com o Procon está fiscalizando e orientando os estabelecimentos com objetivo de garantir respeito à legislação de consumo que protege os direitos da pessoa com deficiência.

Agentes do Procon e o setor de braille da Cultura começaram fiscalizando estabelecimentos no Shoping de Arapiraca. Eles foram orientados para respeitar atendimento prioritário e/ou não contar com equipamentos e caixas acessíveis.

As equipes mostraram aos fornecedores as exigências legais e a importância do cumprimento da lei, que prevê atendimento prioritário à pessoa com deficiência no Arapiraca, reserva de mesa e cardápio em braile em bares e restaurantes.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellignton Magalhães, a garantia da acessibilidade nos comércios de é duplamente vantajosa.

“Construir estabelecimentos comerciais acessíveis é incluir pessoas com deficiência na sociedade. O superintendente de Cultura, José Wilson Magalhães, esteve acompanhando com o profissional do Braille, Leonardo Leão, e sentiu o interesse dos lojistas nessa pauta e isso é muito importante”, declarou o secretário.

“Recebemos no Procon a equipe da Cultura e da sala de Braile e logo nos colocamos à disposição nas ações. Vamos orientar todos os estabelecimentos para a prática correta”, disse o diretor executivo do Procon Arapiraca, João Pedro.

No decorrer do mês, a operação percorrerá mais estabelecimentos da cidade.

Autor: Lohuama Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *