31 de dezembro de 2021

Retrospectiva 2021: De volta aos palcos, artistas comemoram resgate da Cultura em Arapiraca

Magno Almeida

Fomentar, incentivar, resgatar e valorizar a cultura popular dentro do município. Esse foi o objetivo principal da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude. Durante o ano de 2021, a secretaria promoveu diversos eventos e apoiando os movimentos culturais da cidade.

Reforçando o compromisso com os artistas locais, que estão dentre os profissionais que mais foram prejudicados durante a pandemia, a secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, repassou recursos referentes ao auxílio emergencial municipal para 137 músicos e trabalhadores de bares, restaurantes e academias.

Ao todo, mais de 200 beneficiários receberam a quantia, projeto do prefeito Luciano Barbosa, que teve o objetivo de minimizar os transtornos causados na economia pelo distanciamento social, o Projeto Música pela Vida, além da criação do Projeto Músicos Pela Vida, que leva apresentações musicais para os postos de vacinação contra a Covid-19.

Para o secretário da pasta, Wellington de Magalhães, a cultura local vive um momento ímpar com a valorização e o resgate cultural regional.

“Todas as ações realizadas pela secretaria têm resgatado valores, reflexões e dando oportunidade aos artistas de maneira geral. Graças ao prefeito Luciano Barbosa e ao seu incentivo pela classe artística, seja da música, da pintura, da escrita, do cinema ou qualquer outra, estamos realizando inúmeras atividades e fazendo com que a cultura se mantenha viva e resistente”, frisou o secretário.

Criação do Conselho

Para garantir o acesso da população arapiraquense à arte e à cultura, como dimensão para a qualidade da vida por fomentar reflexão e sensibilidade, foi criado o primeiro Conselho Municipal de Política Cultura de Arapiraca.

Foram empossados 40 membros, sendo dez titulares da sociedade civil e dez suplentes, dez titulares representantes do governo municipal e 10 suplentes, todos com o mandato de dois anos, até 2023. O órgão colegiado é um instrumento de expressão coletiva de caráter público, construído pelos representantes que contribuem para a elaboração e definição dos planos de ação do município.

Cultura no Parque

A culminância do Projeto Cultura no Parque, executado pela Prefeitura de Arapiraca, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e de Cultura, Lazer e Juventude, levou aos arapiraquenses muita música ao vivo, apresentações culturais, brinquedos infláveis, quiosques de lanches, além dos serviços de saúde.

O “Cultura no Parque” é um projeto que faz parte do programa Arapiraca Legal, que tem, dentre as suas principais premissas, realocação de permissionários em lugares adequados e seguros. Além dele, a secretaria também criou a 1ª Mostra de Cultura e arte, que fomentou a pluralidade cultural no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves.

Fliara

Arapiraca, cidade celeiro de grandes artistas e de uma forte cultura, foi palco nos dias 26, 27 e 28 de novembro da terceira edição da Feira Literária, a Fliara. O evento gratuito homenageou o artista Paulo Lourenço, o Paulo do Bar.

A Feira aconteceu na Casa da Cultura, no Centro de Belas Artes e na Tenda Cultural, espaços localizados na Praça Luiz Pereira Lima. Dentre as atividades, estiveram oficinas, leitura de livros, sarau, mesa temática, roda de conversa, apresentações culturais e muito mais. Além do artista nacional Zeca Baleiro, a programação contou ainda com apresentações musicais de Vitória Rodrigues, Mago Veio, Naty Barros e Itallo e o Time da Mooca.

A feira ainda contou com exposições roda de leitura, exposições, mesa de debates, palestras, atividades para crianças, entre outros.

Natal para Todos

A emoção de levar o espírito natalino para toda a população foi um compromisso firmado por todos. “Um Natal para Todos – A Magia Voltou” contou com diversas atividades culturais e artísticas durante todo o mês de dezembro.

Por mais de 15 dias, um um palco de visibilidade ampla ficou instalado no Bosque das Arapiracas, levando o espírito natalino e valorizando os contemplados no edital do Natal, além dos desfiles com apresentações culturais nas regiões vulneráveis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *