11 de outubro de 2021

Outubro Rosa: prefeitura promove blitz do lacinho para prevenção do câncer de mama e colo do útero

Fotos: Samuel Alves/Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, na última sexta-feira (8), uma blitz educativa na Praça Marques da Silva, no centro de Arapiraca, com objetivo de conscientizar os arapiraquenses sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero.

A ação faz parte da programação da Campanha Outubro Rosa, que este ano traz o tema “O câncer não espera: previna-se”, com foco em encorajar as mulheres a procurarem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e buscarem os exames investigativos.

As mulheres com idade entre 50 e 69 anos precisam ficar atentas e buscar realizarem os exames de mamografias; já as mulheres com idade entre 24 e 64 anos devem procurar o exame de citologia.

Para a coordenadora de Saúde da Mulher, Epoliana Garrote, esses exames são disponibilizados gratuitamente para o público-alvo nas Unidades Básicas de Saúde de referência.

“Esses exames são realizados durante todo o ano, mas devido à campanha nacional de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero, a convocatória se faz necessária. É muito importante salientar que a doença pode ser tratada, principalmente quando se descobre precocemente”, informou a enfermeira.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *