14 de setembro de 2021

”SMTT pra Você” é referência em educação para o trânsito no estado

Os esforços de educação para o trânsito do “SMTT pra Você” estão promovendo resultados expressivos em Alagoas. O projeto, idealizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca, a partir de um esforço coletivo do poder público municipal, está mobilizando motoristas, pedestres, escolas e instituições de trânsito.

Lançado no dia 8 de setembro, o evento já recebeu mais de 400 alunos de 6 escolas, entre municipais, estaduais e privadas, além de superintendências municipais, universidades, empresas e outros. O SMTT pra Você tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para os índices de mortes no trânsito e mostrar a responsabilidade de todos. Dentre as ações que estão sendo desenvolvidas, destacam-se os jogos lúdicos, blitz e palestras educativas, que levam a educação de trânsito ao público.

O chefe de Segurança no Trânsito do Detran/AL, Antônio Monteiro, frisou a importância do projeto para toda a sociedade. “O Detran de Alagoas parabeniza essa ação fantástica de Arapiraca. Os estudos mostram que cada vez mais o município assume essa responsabilidade e cuida do trânsito. O prefeito Luciano Barbosa e a SMTT Arapiraca estão de parabéns em sempre salvar e preservar vidas, além de trabalhar um trânsito humano e mais seguro para a população”, disse ele.

Já o superintendente da SMTT de São Miguel dos Campos, Anderson Minervino, visitou o local com sua equipe e teceu elogios. “Sabíamos que o projeto era incrível, mas nos surpreendeu. Com certeza o SMTT pra Você vai nos inspirar para a Semana Nacional do Trânsito”, declarou Anderson Minervino.

Por sua vez, o assessor técnico de Educação para o Trânsito da SMTT de Maceió, Eduardo Freire, ficou encantado com a estrutura. “A SMTT Arapiraca está de parabéns por essa estrutura fantástica, que tem como objetivo conscientizar e preservar vidas no trânsito”, disse.

Além deles, diversas instituições que já conheceram o local afirmaram que o SMTT pra Você é referência estadual em educação para o trânsito.

Reconhecimento nacional

O jornalista e consultor em programa de segurança no trânsito, fundador do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, J. Pedro Corrêa, elogiou o desempenho da SMTT Arapiraca em diversas ações de trânsito.

“No interior, o grande destaque ficou com Arapiraca, o segundo maior município alagoano com 233 mil habitantes, a pouco mais de 100 quilômetros da capital. Considerada como a “capital das motos”, Arapiraca tem uma frota na ordem de 86.000 veículos, 40.000 deles, motocicletas, responsáveis por quase 90% dos sinistros registrados na cidade, segundo informa a Superintendência de Transporte e Trânsito. Como se não bastassem os problemas locais, a cidade é a capital da região metropolitana que abriga mais 16 municípios, o que torna seu trânsito urbano ainda mais complicado. Como me disseram a Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Simone Romão e o Superintendente de Transportes e Trânsito, Josenildo Souza, Arapiraca, contudo, procurou estruturar-se adequadamente para enfrentar todos estes desafios e tem procurado fazer da melhor forma os seus deveres de casa”, declarou.

“Ao ouvir depoimentos como do Antonio Monteiro, da Simone Romão e do Josenildo Souza, de Alagoas, fico sempre com o espírito renovado de quem o trânsito do Brasil tem jeito e que basta vontade política para que ele possa erguer e assumir seu lugar de destaque no futuro. O papel das lideranças locais é essencial para levar adiante o sonho de um trânsito melhor que tanto alimenta as esperanças dos cidadãos”, concluiu o consultor, que publicou um artigo em seu blog elogiando as ações do órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *