10 de setembro de 2021

Setembro Amarelo: mensagens de valorização da vida são espalhadas pelo Centro Administrativo

Fotos: Samuel Alves/Ascom Arapiraca

O mês de setembro carrega uma das campanhas nacionais mais necessárias, com foco na prevenção ao suicídio. Nesta sexta-feira (10), o Setembro Amarelo “invadiu” o Centro Administrativo Municipal, levando mensagens positivas de valorização da vida aos servidores públicos e visitantes.

Em Arapiraca, a campanha é realizada de forma integrada, mas é coordenada pela Rede de Atenção Psicossocial, ligada à Secretaria Municipal de Saúde.

Na ação desta sexta, servidores e visitantes foram recepcionados pelas equipes de saúde, que compartilharam mensagens de incentivo ao som do multi-instrumentista Ronny Peterson. O grupo também realizou o peregrinação pelas secretarias e órgãos municipais.

De acordo com a coordenadora, a psicóloga Cledja Almeida, o tema tem sido abordado de forma responsável e descentralizada, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e Escolas Públicas Municipais.

“A prevenção ao suicídio é uma bandeira que precisa ser levantada, pois este é um mal que pode ser combatido. Estimativas apontam que 90% dos casos de suicídio seriam evitados se os sinais da depressão fossem identificados precocemente”, explicou a profissional.

 Confira a programação da Campanha Setembro Amarelo para o resto do mês:

  • 15/09 – 14h – Webconferência sobre Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, onde serão abordados temas como: a importância do acolhimento, escuta qualificada e atitudes frente às situações de ideação/tentativa de suicídio;
  • 22/09 – 8h – Fórum Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio, de forma híbrida, no auditório do Senai, em Maceió;
  • 30/09 – 9h – Encerramento com a Blitz Todos pela Vida, com agentes do Caps Nise da Silveira, na Avenida Lamenha Filho;
  • Obs.: A temática será abordada durante todo o mês, de forma descentralizada, nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Referência de Assistência Social, escolas e demais dispositivos do município.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *