3 de setembro de 2021

Mutirão de cidadania do Viver Melhor chega à comunidade Caborje

Fotos: Magno Almeida/Ascom Arapiraca

O maior programa de sustentabilidade e cidadania de Arapiraca chegou à comunidade Caborje, levando dignidade através de diversos serviços.

O Viver Melhor – Arapiraca Sustentável é um programa integrado entre as secretarias municipais, com o objetivo de atender as demandas dos bairros que mais precisam.

As atividades foram concentradas na Escola de Circo Palhaço Biribinha e no Museu da Biologia, localizados no Bosque das Arapiracas. Por lá, várias atividades de lazer, saúde, educação e assistências foram realizadas.

De acordo com a coordenadora do programa, Ana Valéria Peixoto, o Viver Melhor é uma forma de cuidar de todos os arapiraquenses, mas principalmente daqueles que mais precisam, como o propósito abraçado pelo prefeito Luciano Barbosa.

“Este é o segundo mutirão do Viver Melhor e ele é elaborado após visita frequente às comunidades. É um trabalho sério e desenvolvido de forma integrada, com ajuda de todas as secretarias municipais. Tenho certeza que através deste programa de sustentabilidade, nós vamos conseguir levar dignidade e melhorar a qualidade de vida dos arapiraquenses, principalmente daqueles que estão em situação de vulnerabilidade social”, disse ela.

Ações integradas

Dentre os serviços levados à população do Caborje estavam atendimento médico e odontológico, testes de Covid-19, HIV, Sífilis e Hepatites, vacinação, além da aferição de pressão arterial, e outros. As ações foram realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Promoção a Saúde.

Os moradores também tiveram a oportunidade de participar de uma oficinas de reciclagem e de palestras sobre coleta seletiva, através da superintendência de Meio Ambiente.

Numa ação conjunta das Secretarias Municipal de Educação, de Cultura e de Desenvolvimento Social foram realizadas exposição de artesanato, oficina de desenhos e pinturas e resgate a brincadeiras infantis. A população também pôde contar com um ponto de leitura e de doação de livros.

Setembro Amarelo

Durante o mutirão do Viver Melhor, foi dado o pontapé inicial para a Campanha Setembro Amarelo, que tem como principal objetivo incentivar a valorização da vida e a prevenção ao suicídio.

Através da Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial, vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizadas palestras sobre o tema, que é tão importante.

Mutirão

A ação integrada do Viver Melhor só pôde acontecer graças ao trabalho cooperado do Colegiado de Gestão, que inclui diversas secretarias da gestão municipal.

“Podemos dizer que essa é a menina dos olhos da Prefeitura de Arapiraca, pois concentra políticas públicas diversas com um olhar focado na população e nos lugares com maior carência” destacou Ana Valéria, ratificando que o trabalho só tem sido realizado graças a colaboração de dezenas de servidores, composta por secretários e técnicos das pastas.

Participaram das ações do Viver Melhor as secretarias de Gabinete; Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente;  Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Comunicação; Controladoria; Cultura, Lazer e Juventude; Gestão Pública, Desenvolvimento Rural, Educação e Esporte; Infraestrutura, Serviços Públicos, Saúde, Fazenda, Procuradoria e SMTT.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *