29 de setembro de 2021

Emoção marca lançamento de projeto inédito que levará educação no trânsito para mais de 12 mil alunos

Samuel Alves

Conscientizar e ensinar as crianças sobre os perigos do trânsito, a fim de formar cidadãos que contribuam para um trânsito mais seguro. Esse é o objetivo do Projeto Piloto 2021 Educa, que será implantado nas escolas de Arapiraca nos próximos dias.

Na manhã desta quarta-feira (29), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv), lançou o projeto piloro que atenderá crianças do Ensino Fundamental do 1°ao 9° ano. O evento aconteceu no espaço do SMTT pra Você.

Emocionado, o superintendente Josenildo Souza, destacou a satisfação em implantar esse projeto inédito para as escolas. “Como já falei algumas vezes, a educação é a base e a transformação para o futuro. Através dela, podemos ter a esperança das nossas crianças se tornarem adultos responsáveis no trânsito. Quando me apresentaram o projeto, eu não medi esforços para que ele iniciasse o mais breve possível. O piloto do programa *Observatório EDUCA* é a soma da integração e valorização da educação para o trânsito, que nós da SMTT priorizamos”, disse.

“Estou muito emocionado em ver que o SMTT pra Você já vem gerando bons resultados para os alunos e o Educa com certeza trará ainda mais satisfação para a gestão. Em nome do prefeito Luciano Barbosa, agradeço a parceria de todos”, concluiu o superintendente.

Samuel Alves

Parceria

Já a secretária de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Ivana Carla, frisou a importância de discutir educação no trânsito para as séries iniciais. “Hoje é um dia muito especial para a Educação e a SMTT. O lançamento do Educa é um passo que damos a frente, pois Arapiraca é o único município de Alagoas que implantará esse projeto piloto. É uma honra para nós sermos contemplados. Agradecemos ao observatório, na pessoa da Edira Soares, e a todos que colaboraram”, ressaltou a secretária.

A capital do Agreste é o terceiro município em número de alunos e educadores participantes do piloto, seguido dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Está prevista a participação no programa de mais de 12 mil alunos 11.689 alunos.

Piloto 2021 Educa

Atualmente, o piloto está sendo implantado em 13 municípios de estados brasileiros, além da Rede de Colégios Tiradentes de Minas Gerais. No Estado de Alagoas, Arapiraca foi o município selecionado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Farão parte do programa 25 escolas, sendo 20 da rede municipal de ensino e 5 da rede estadual.

A metodologia do programa Observatório EDUCA é transversal, englobando três eixos alinhados com a Base Nacional Curricular Comum de Educação (BNCC), onde foram definidas as competências a serem desenvolvidas em cada ciclo escolar: Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza; Linguagens e Propostas de atividades.

A Gestão do Piloto em Arapiraca será realizada de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, Superintendência Municipal de Trânsito, 5ª Gerência Regional de Educação, com o apoio do Detran de Alagoas, através da chefe de Educação para o Trânsito e também coordenadora nacional de suporte pedagógico do piloto Educa, Edira Soares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *