6 de agosto de 2021

Viver Melhor: prefeitura leva mutirão de cidadania para moradores da comunidade Mangabeiras

Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

O Viver Melhor – Arapiraca Sustentável é um programa integrado entre as secretarias municipais, com o objetivo de atender as demandas dos bairros que mais precisam. Nesta sexta-feira, a prefeitura levou, através do programa, uma série de serviços de cidadania para a comunidade Mangabeiras, localizada ao redor do antigo Lixão.

As atividades foram concentradas na Escola Municipal Dom Constantino Luers e no Centro de Educação Infantil Sebastiana Bezerra Guimarães e contaram com diversas atividades de lazer para crianças.

Para a coordenadora do programa, Ana Valéria Peixoto, o Viver Melhor corrobora com o principal propósito do prefeito Luciano Barbosa, que é cuidar de todos os arapiraquenses, mas em especial daqueles que mais precisam.

“Nossa equipe tem percorrido as principais comunidades e ouvido de perto as demandas da população. Através de um trabalho sério e integrado entre todas as secretarias municipais, vamos conseguir levar dignidade e melhorar a qualidade de vida dos arapiraquenses, principalmente daqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, como os da comunidade de Mangabeiras”, disse ela.

A representante da associação comunitária, Maria do Socorro da Silva, agradeceu o envolvimento da prefeitura e classificou a ação como necessária.

“Eu estou adorando o que está acontecendo. É muita gratificante ver toda a nossa comunidade participando e se envolvendo. Espero muito que a prefeitura venha várias vezes para cá. Agradecemos de coração a todos os profissionais, em especial ao prefeito Luciano Barbosa”, disse ela.

A ação realizada no local contou com a presença da comunidade, inclusive com uma mostra de trabalhos manuais realizados por moradores.

Ações integradas

Dentre os serviços levados à população estavam atendimento médico e odontológico, testes de Covid-19, HIV, Sífilis e Hepatites, vacinação, além da aferição de pressão arterial, e outros. As ações foram realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Promoção a Saúde, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Arnon de Mello.

O mutirão também levou serviços de beleza, que foram promovidos graças a uma parceria da prefeitura com o Grupo Anjos Patrulheiros, que realizam um trabalho voluntário com a população em situação de vulnerabilidade social. O grupo foi responsável por levar serviços de corte de cabelo masculino, corte e escova de cabelos femininos, além de serviços de pedicure e manicure.

Os moradores também tiveram a oportunidade de participarem de uma oficina de horta suspensa, e receberam diversas mudas, para incentivar a arborização da região. O local passará pelo acompanhamento da superintendência de Meio Ambiente e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, através do Programa Arapiraca Verde.

Numa ação conjunta das Secretarias Municipal de Educação, de Cultura e de Desenvolvimento Social foram realizadas exposição de artesanato, oficina de desenhos e pinturas e resgate a brincadeiras infantis. A população também pôde contar com um ponto de leitura e de doação de livros.

Agosto Lilás

Atividades da Campanha Agosto Lilás iniciada esta semana pela Prefeitura, também fizeram parte da programação do Viver Melhor. No local, mulheres da comunidade Mangabeiras participaram de palestras sobre o combate a violência domestica. A iniciativa tem o objetivo de empoderar o publico feminino e apresentar os serviços disponibilizados para evitar ou se livrar desse tipo de violência.

Auxílio Emergencial

Os moradores da Mangabeiras que preencheram alguns pré-requisitos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, também estão sendo beneficiados com um auxílio emergencial. A iniciativa do prefeito Luciano Barbosa é minimizar os transtornos causados pela pandemia para as famílias que moram na comunidade e se encontram em situação de vulnerabilidade social e risco social e habitacional.

O benefício foi criado através da Lei n° 3.468, aprovada pela Câmara Legislativa e sancionada pelo prefeito Luciano Barbosa, e é destinado exclusivamente para a população que mora em barracos de lona e madeira no entorno do antigo aterro sanitário.

De acordo com a assistente social Fabrícia Galindo, secretária de Desenvolvimento Social, o cadastro das famílias foi realizado levando em consideração alguns critérios como renda inferior a 1/4 do salário mínimo, inserção no Cadastro Único e nas listas da equipe socioassistencial, e que seja acompanhada pelo Cras.

Mutirão

O dia do Viver Melhor na Mangabeiras aconteceu graças ao trabalho cooperado do Colegiado de Gestão, que inclui diversas secretarias da gestão municipal.

“Podemos dizer que essa é a menina dos olhos da Prefeitura de Arapiraca, pois concentra políticas públicas diversas com um olhar focado na população e nos lugares com maior carência” destacou Ana Valéria, ratificando que o trabalho só tem sido realizado graças a colaboração de dezenas de servidores, composta por secretários e técnicos das pastas.

Participaram das ações do Viver Melhor as secretarias de Gabinete; Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente;  Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Comunicação; Controladoria; Cultura, Lazer e Juventude; Gestão Pública, Desenvolvimento Rural, Educação e Esporte; Infraestrutura, Serviços Públicos, Saúde, Fazenda, Procuradoria e SMTT.

Campanha do Agasalho

Para proteger essa população do frio, a Prefeitura de Arapiraca lançou, em julho, a Campanha do Agasalho 2021. O objetivo da ação é ajudar pessoas que passam por situação de vulnerabilidade e precisam de doações.

Foto: Nasário Silva

As primeiras doações foram entregues, nesta sexta-feira (6), pelos agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo. Os agasalhos entregues ao Cras Mangabeiras serão distribuídos ao Centro Pop e para as pessoas em vulnerabilidade.

“O superintendente da SMTT, Josenildo Souza, destacou a importância das doações e de ações como essas. “Desde o início deste ano, nossos agentes estão realizando campanhas solidárias como doação de alimentos e sangue a quem precisa. Então, neste inverno vamos, em parceria com a secretária de Desenvolvimento Social, arrecadar agasalhos. Agradecemos a todos que doaram, ao prefeito Luciano Barbosa pelo incentivo e a secretária Fabrícia e toda sua equipe pela colaboração”

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *