16 de agosto de 2021

Prefeito Luciano inaugura moderna UBS e anuncia escola e creche no Conjunto Nossa Senhora Aparecida

Unidade de saúde dispõe de 27 salas e departamentos para atender mais de cinco mil pessoas

Fotos: Pablício Vieira (Ascom Arapiraca)

As modernas instalações da Unidade Básica de Saúde Iza Castro foram entregues, nesta segunda-feira (16), aos moradores do Conjunto Residencial Nossa Senhora Aparecida e comunidade de Massaranduba, em Arapiraca.

A unidade possui 27 salas, incluindo consultórios médicos, gabinetes odontológicos, salas de medicação, curativos, vacinas, inalação, coleta, farmácia, entre outros departamentos, além de três equipes estratégicas para atenção básica às famílias.

Acompanhado da secretária municipal de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eduardo Araújo, o prefeito Luciano Barbosa inaugurou a UBS Iza Castro, numa homenagem à assistente social que faleceu no dia 3 de junho de 2020 em consequência das complicações provocadas pela Covid-19.

Ela tinha 37 anos e ia fazer 38 anos em julho. Quando faleceu, Iza era administradora no Hospital Memorial Djaci Barbosa (antigo Afra), em Arapiraca, mas tinha uma linda história na saúde do município.

A assistente social  trabalhou por anos na Prefeitura de Arapiraca e foi fundadora e primeira diretora do CAPS AD.

Homenagens

Emocionada, a mãe de Iza Castro, a dona de casa Mary Castro, acompanhada dos filhos, o jornalista Igor Castro, e a fonoaudióloga Ianna Castro, entre outros familiares, agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa pela escolha do nome de sua filha para a unidade de saúde.

“Não tenho palavras pelo reconhecimento. Estou muito emocionada”, declarou Mary Castro, durante a inauguração da UBS, que vai atender mais de cinco mil moradores do Conjunto Residencial Nossa Senhora Aparecida e Massaranduba.

Representando os moradores da localidade, a dona de casa Edjane Maria agradeceu ao prefeito Luciano e equipe pela entrega da unidade de saúde. “Um sonho que todas as famílias daqui aguardavam há mais de oito anos”, lembrou.

A superintendente municipal de Atenção à Saúde, enfermeira Jackeline Barbosa, enalteceu o empenho de toda equipe das secretarias de Saúde e Infraestrutura para a conclusão e entrega da obra. “Que essa unidade seja a porta do acolhimento, prevenção e cuidados com a saúde da população que tanto precisa”, afirmou.

Por sua vez, a secretária municipal de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, primeiramente, destacou o trabalho da assistente social Iza Castro e o reconhecimento de seu legado com o nome da UBS. “O trabalho da Iza será eternizado nessa unidade, que será a porta de entrada do SUS, porque tudo começa aqui. Somos a nascente de toda a rede de atenção à saúde da população de Arapiraca, que tem um gestor como Luciano Barbosa, comprometido com a qualidade de vida das pessoas”, frisou.

O deputado estadual Ricardo Nezinho parabenizou o prefeito Luciano Barbosa pela entrega da unidade de saúde e pelo reconhecimento ao trabalho da assistente social Iza Castro. “É muito importante concluir obras que eram aguardadas há muito tempo pela população”, salientou.

Representando a Câmara Municipal de Arapiraca, a vereadora Doutora Fany disse que a unidade de saúde chega em um momento em que as pessoas tanto precisam de atenção e acolhimento”, acrescentou.

Escola e creche

Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa falou da importância de priorizar as obras de acordo com as necessidades dos moradores, citando as ações do Programa Viver Melhor, que está mapeando as principais demandas dos bairros e comunidades da área urbana e dos povoados de Arapiraca.

“Estamos recuperando espaços públicos, concluindo obras inacabadas e transformando recursos públicos em obras e serviços essenciais para os moradores”, afirmou Luciano Barbosa, anunciando a construção de uma escola e uma creche no terreno ao lado da UBS no Conjunto Residencial Nossa Senhora Aparecida.

As duas unidades também serão construídas com recursos próprios do município. O prefeito revelou ainda que, em breve, serão entregues mais duas obras para os moradores de Arapiraca: as unidades básicas de saúde nos bairros Canafístula e Arnon de Mello.

“O SUS tem salvado muitas vidas nessa pandemia. É preciso valorizar a atenção básica, a exemplo do legado que deixou a nossa Iza Castro, que merece ser lembrada pela dedicação, energia incontida e que ultrapassava todos os obstáculos. Também vamos colocar nas escolas os nomes das pessoas que dedicaram seu trabalho para servir ao próximo, melhorar a vida das pessoas e ajudar a construir a história da nossa cidade”, completou o prefeito Luciano Barbosa.

A solenidade de entrega da UBS no Conjunto Nossa Senhora Aparecida também contou com a presença do promotor de justiça Lucas Mascarenhas; secretários municipais; deputado estadual Silvio Camelo, além dos vereadores Sérgio do Sindicato, Vicente do Remédio, Edvânio do Cangandu, Rogério Nezinho, Leo Saturnino, Fábio Henrique, Márcio do Canaã, Melquisedec Oliveira, Márcio Marques e Adriano Targino.

Autor: Davi Salsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *