31 de agosto de 2021

Meu Pet Amigo: prefeitura irá ampliar programa municipal para castração de cães e gatos

Arapiraca é uma cidade para todos, inclusive para os animais, sejam eles domésticos ou de rua. Pensando em criar uma cidade melhor também para eles, a prefeitura lançou o Programa Meu Amigo Pet, que irá ganhar, em setembro, uma unidade móvel para atendimento em toda cidade.

Considerado o maior programa de controle de população animal de Alagoas, o Meu Pet Amigo teve início através de convênio entre a Prefeitura de Arapiraca e a Associação Humanitária de Proteção dos Animais (AHPAR), firmada em maio deste ano, e que resultou na castração de cerca de 480 cães e gatos, minimizando o número de animais abandonados nas ruas.

“Tudo feito com o maior rigor sanitário e de proteção desses animais. Tem sido um sucesso”, explicou o prefeito Luciano Barbosa, que determinou a ampliação dos serviços do programa e aguarda o início dos atendimentos da Unidade Móvel, que irá percorrer os bairros da cidade levando informações e atendimentos médicos sobre saúde animal.

Castramóvel

Para agilizar esse trabalho a prefeitura encomendou seu próprio castramóvel, que realizará as intervenções cirúrgicas com a presença de profissionais e irá acontecer nas diversas comunidades de Arapiraca, de forma itinerante.

Até o momento mais de 800 animais já estão inscritos no Meu Amigo Pet, um trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os animais que são resgatados das ruas entram, imediatamente, no cadastro do programa, para que possam ser colocados para adoção responsável logo em seguida.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *