17 de agosto de 2021

Livre do Mofo Azul, Arapiraca garante certificado para exportação de fumo

Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Que Arapiraca é um dos grandes produtores de fumo no Brasil, isso não é nenhuma novidade, e não é à toa que o município recebe o apelido de “Terra do Fumo”.

O reconhecimento ultrapassa as fronteiras nacionais, tendo o comércio chinês com um dos grandes observadores e compradores do ouro negro arapiraquense.

Com esse propósito, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, acompanhou, entre os dias 8 e 13 de agosto, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) nas visitas de manutenção do status livre da doença “mofo azul” no fumo da região.

De acordo com o secretário Hibernon Cavalcante, essa é uma visita costumeira e que é realizada anualmente pela agência estadual, pois, é a partir dela que se tem a comprovação de que não há indícios desse fungo nas produções de fumo do município.

“Por meio dessas visitas que podemos adquirir o certificado de que estamos livre do Mofo Azul, e é através dele que podemos exportar nosso produto para os demais Estados brasileiros e também para o mercado estrangeiro. Todo o país tem interesse nesses resultados”, declarou o secretário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *