9 de agosto de 2021

Arapiraca sedia reunião sobre mapa da fruticultura da região Agreste

Durante toda esta segunda-feira (9), o município arapiraquense sediou, no auditório da Biblioteca Municipal e Casa da Cultura, uma reunião para diagnóstico do mapa da fruticultura na região Agreste do Estado de Alagoas.

O evento contou com a presença de produtores dos municípios de Arapiraca, Craíbas, Coité do Noia, Jaramataia, Limoeiro de Anadia e Taquarana, representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Banco do Nordeste, e das empresas Popular Alimentos e Hada.

Os estudos estão sendo realizados pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e tem como intuito a promoção e olhar mais detalhado e apurado da fruticultura, potenciais de solo e clima, de água para irrigação, de comercialização e participação da agricultura familiar.

Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante, esse diagnóstico irá contribuir em demasia para o crescimento das cidades analisadas, sendo ele um norteador para futuras ações na região.

“Que esse diagnóstico que está sendo feito aqui, com esses seis municípios da região, seja um norteador do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Codevasf, e que nós da Secretaria Municipal, possamos participar desse processo, haja vista que temos alguns trabalhos a serem apresentados para o produtor, vantagens, negócios e oportunidades que a fruticultura tem a oferecer para a Região” destacou Cavalcante.

Ele destacou ainda o compromisso do prefeito Luciano Barbosa com o setor, uma vez que há projetos avançados para a construção de uma Ceasa em Arapiraca.

“Vale salientar o compromisso que o prefeito Luciano Barbosa tem em construir uma Ceasa, e nesse potencial que a gente vai ter de comercialização em um futuro próximo, daí então, esses tipos de planejamento venham a se encaixar muito bem nesse processo”, indicou o secretário.

“Diagnósticos como esse servem para dar mais visibilidade à região, e o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Codevasf estão começando a perceber isso, a olhar essa questão da fruticultura de forma mais detalhada e apurada aqui para o Nordeste”, finalizou.

Fotos: Samuel Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *