26 de julho de 2021

Combate à Covid: Arapiraca aguarda a chegada de novas doses para reduzir faixa etária

Foto: Magno Almeida/Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir desta terça-feira (27), apenas o posto de vacinação do Sesc estará funcionando, pois o município aguarda a chegada de novas doses para reduzir a faixa etária de imunização.

De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis, enfermeira Mônica Suzy, devido a falta de novas doses, Arapiraca aplicará apenas primeiras doses para gestantes e puérperas, e segundas doses para os arapiraquenses que já atingiram o prazo de intervalo.

“Arapiraca é uma das cidades que mais aplicou doses de vacinas contra a Covid, e estamos ansiosos para reduzir ainda mais a faixa etária, mas para isso dependemos da chegada de novas doses”, explicou a coordenadora.

A Capital do Agreste recebeu, na última quarta-feira (21), uma remessa contendo pouco mais de 5.300 doses, que foram aplicadas até esta segunda-feira (26).

Adiantamento da Segunda Dose da AstraZeneca

Os arapiraquenses que iriam completar a imunização com a segunda dose até o dia 31 de julho foram autorizados, através da Secretaria Municipal de Saúde, a adiantar a aplicação.

Sendo assim, quem fizer parte deste grupo, pode procurar o Sesc Arapiraca para receber o imunizante.

É muito importante deixar claro que a segunda dose é destinada exclusivamente à população que tomou a primeira dose em Arapiraca. Este é um protocolo do Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Nós recebemos as segundas doses baseadas no quantitativo das primeiras aplicadas. Se um indivíduo iniciar a imunização em Maceió, por exemplo, a capital é quem receberá a segunda dose. Se permitirmos que este indivíduo receba o complemento de imunização em Arapiraca, alguém que iniciou a vacinação por aqui ficará sem a segunda dose”, explicou Mônica Suzy.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *