30 de julho de 2021

Arapiraca forma primeira turma de enfermeiros em curso de capacitação em Saúde Reprodutiva

Atenção à saúde das mulheres é ampliada no município, por meio de parceria com universidade e conselhos de classe

Foto: Pablício Vieira/ Ascom Arapiraca

Quinze enfermeiros e enfermeiras que atuam na rede municipal de saúde de Arapiraca concluíram, nesta sexta-feira (30), o Curso de Capacitação e Aprimoramento de Métodos em Saúde Reprodutiva.

A formação profissional foi realizada pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com as aulas ministradas pela Universidade Federal Fluminense em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL).

O prefeito Luciano Barbosa entregou os certificados de conclusão do curso em evento ocorrido, no fim da tarde desta sexta-feira, tendo como local o auditório do Planetário Municipal e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba.

A secretária de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca; a representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dannyelly Alves; o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL), Reneé Costa, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfermeiro Eduardo Araújo.

Por videoconferência, o representante da Universidade Federal Fluminense, professor Valdecyr Herdy Alves, parabenizou a gestão do prefeito Luciano Barbosa pela iniciativa pioneira em Alagoas e, também, na Região Nordeste pela oferta do curso de especialização para os profissionais da rede municipal de saúde.

“É uma iniciativa, na área da saúde reprodutiva das mulheres, por meio da formação continuada de enfermeiros e enfermeiras, na utilização do dispositivo ultra-uterino, o DIU, serve de exemplo para todo o Brasil”, acrescentou.

A coordenadora do curso, enfermeira Maria Luiza Bezerra, falou do sonho realizado, juntamente com o enfermeiro Eduardo Araújo, em trazer a especialização para a rede pública em Arapiraca.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL), Reneé Costa, também enalteceu a gestão do prefeito Luciano Barbosa e da secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca. “Estamos escrevendo uma nova história na saúde da mulher e na história da enfermagem”, destacou.

A representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dannyelly Alves, disse que o motivo é de muita alegria e satisfação fazer do momento, com a entrega dos certificados e da conclusão do curso, que teve carga de 80 horas com aulas práticas e teóricas.

Atenção básica

A secretária de Saúde de Arapiraca, médica Luciana Fonseca, falou do apoio que a área da Atenção Básica vem recebendo da gestão do prefeito Luciano Barbosa. “Aproveitem esses novos conhecimentos para que a gente possa cuidar cada vez mais da saúde das mulheres”, afirmou.

Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou os 15 enfermeiros e enfermeiras que participaram do o Curso de Especialização e Aprimoramento de Métodos em Saúde Reprodutiva.

O gestor também destacou a parceria e o apoio do Cofen, Coren/AL e Universidade Federal Fluminense na oferta da formação continuada para os profissionais de saúde de Arapiraca.

O município é pioneiro em Alagoas e na Região Nordeste na capacitação de enfermeiros e enfermeiras que atuam nas unidades básicas de saúde nas ações em saúde reprodutiva e planejamento familiar  humanizado, na consulta ginecológica e uso do método contraceptivo por meio do dispositivo ultra-uterino (DIU).

“Servir à comunidade, sobretudo às mulheres, é um preceito fundamental do SUS, e a melhor maneira de fazer isso é por meio do aperfeiçoamento do nosso pessoal”, completou o prefeito Luciano Barbosa.

Também participaram da cerimônia de entrega dos certificados, superintendente municipal de Atenção à Saúde, enfermeira Jackeline Barbosa; a superintendente de Atenção Básica, enfermeira Rafaela Albuquerque; A coordenadora da Saúde da Mulher, Epoliana Garrote, e a coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Lousanny Caires.

Autor: Davi Salsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *