17 de junho de 2021

Prefeito Luciano lamenta a morte de Afrisio Acácio, o sanfoneiro do “Cultura na Praça”

Artista popular faleceu nesta quinta-feira (17), na capital alagoana

Faleceu na manhã desta quinta-feira, 17, um dos mais conhecidos sanfoneiros de Alagoas e que residia em Arapiraca há vários anos: Afrísio Acácio. “ Mestre Afrísio”, como era conhecido, morreu em Maceió, onde se tratava de sequelas da Covid-19.

Ao saber do falecimento do artista popular, o prefeito Luciano Barbosa postou nesta quinta-feira (17) uma nota nas redes sociais lamentando a morte de Afrísio Acácio.

“Recebi a triste notícia da morte de meu amigo Afrísio Acácio. Uma pessoa que dedicou toda a sua vida à Cultura nordestina. Começou tocando na Orquestra Sanfônica, no meu primeiro governo, aqui em Arapiraca. Depois, como consequência de sua devoção à música nordestina, esse sanfoneiro de raiz foi o protagonista do projeto Cultura na Praça, manifestação cultural semanal que ocorria na tenda da Praça da Prefeitura. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, publicou o prefeito Luciano Barbosa.

O secretário de Cultura de Arapiraca, Wellington de Magalhães, também lamentou o falecimento do artista. “É  uma perda muito grande pra cultura de nossa cidade, e pois ele era um mestre que tinha muitos aprendizes, muitos sanfoneiros aprenderam com ele a tocar a Sanfona”, comentou. O prefeito Luciano Barbosa também falou sobre a morte o legado deixado pelo sanfoneiro.

“ Mestre era representante legítimo da cultura nordestina; lembro das manhãs de segunda-feira, na praça da Prefeitura, onde fazia grandes festas e para onde o povo gostava de ir para se divertir e também da nossa saudosa Sanfônica”, descreveu ele sobre os projetos que ajudou a desenvolver na Prefeitura de Arapiraca e que contaram com a presença do artista.

A orquestra Sanfônica de Arapiraca, comandada por Afrisio Acacio teve início em 2005, ano da primeira gestão de Luciano Barbosa. Uma de suas apresentações mais memoráveis aconteceu em  na Praça Bom Conselho, reunindo mais de cinquenta sanfoneiros. Em 2011, ainda na gestão do prefeito Luciano Barbosa foi iniciado o projeto Cultura na Praça, que acontecia na tenda da praça Luiz Pereira Lima.

Respeita os Oito Baixos

Afrisio nasceu em agosto de 1949, na cidade de Campo Grande, mas foi em Arapiraca que se consolidou como  sanfoneiro. Era conhecido como “poeta vaqueiro”, devido à habilidade de declamador, além de exímio músico instrumentista e compositor. Conhecia como ninguém a arte da sanfona e os oito baixos e é considerado um dos maiores do Nordeste. Era casado com dona Alcina, considerada “  sua musa”. Durante anos conduziu o projeto Cultura na Praça, realizado através da  Associação Cultural de Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA), que também dava aulas para jovens sanfoneiros.

Autor: Davi Salsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *