17 de junho de 2021

Edital de Fomento ao Audiovisual promove curso gratuito de produção de documentários

O cinema resiste em Arapiraca.  Há projetos e a produção cinematográfica aquece o mercado cultural da capital do Agreste.

A Prefeitura de Arapiraca, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) lançou edital de Fomento ao Audiovisual, que contempla a produção de 18 projetos sobre cinema, com recursos de mais de R$ 1 milhão.

Com a contemplação do edital, o Projeto Estação Navi está realizando um curso gratuito de produção de documentários para arapiraquenses.

O prefeito Luciano Barbosa destaca a importância do incentivo à cultura e a projetos de cinema com produtores locais que estavam sem incentivo e já ganham prêmios estaduais, nacionais e até internacionais.

“É um momento ímpar para a classe cinematográfica de Arapiraca. O município vai avançar ainda mais em termos técnicos e de apuro de linguagem cinematográfica e tenho a certeza que a parceria com a Ancine só vem somar ao que os nossos produtores, diretores, atores e roteiristas. Vamos investir ainda mais nesse setor”, frisou Luciano Barbosa.

Curso

O curso será realizado de 8 de julho a 17 de outubro de 2021 com uma grade total de 44 horas, aplicadas com aulas teóricas e práticas com a produção de 1 ou 2 documentários ao final das atividades. O Estação NAVI é uma realização do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca – NAVI, em parceria com Arica Produções Artísticas e Cinematográficas e a Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, por meio do Edital de Fomento ao Audiovisual, da Prefeitura Municipal de Arapiraca e Ancine, através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), com o Programa dos Arranjos Regionais.

O projeto também conta com a co-produção das produtoras arapiraquenses Arte Camaleão e Filmes de Bananola (@filmesdebananola ). O link para inscrição e regulamento: https://forms.gle/e4hjNrKPe843LoFY7

Estação NAVI

O Estação NAVI é um Conjunto de ações pedagógicas construídas para suprir demandas de qualificação de recursos humanos, voltado à criação e técnica, direcionado ao aspecto da formação e qualificação técnica dos profissionais que atuam na operação de equipamentos, ferramentas e tecnologias disponíveis, utilizadas na cadeia produtiva do setor audiovisual.

Idealizador do NAVI, mestre em cinema e um dos ministradores do curso, Leandro Alves afirmou que o edital é um divisor de águas par o audiovisual em Arapiraca. Haja vista que através dele serão realizados 8 curtas metragens e mais 2 telefilmes e o incentivo da prefeitura é sempre importante.

“Estamos muito felizes com essa conquista. Além das atividades de formação que já foram iniciadas, como foi o caso do BRLAB Arapiraca, um laboratório de projetos que é um dos melhores do Brasil e agora o início de ciclo de oficinas do NAVI. Um edital com um investimento de mais de 1 milhão de reais da Prefeitura de Arapiraca em parceria com a Ancine, através do programa Arranjos Regionais, que possibilitou que lugares como Arapiraca pudesse e tivesse investimentos em audiovisual e fortalecesse a cena local”, declarou Leandro Alves.

Autor: Lohuama Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *