14 de maio de 2021

Prefeito Luciano inaugura Complexo de Saúde e anuncia entrega de mais três unidades em Arapiraca

Solenidade foi marcada nesta sexta-feira (14) com muitas homenagens e referência ao SUS

Fotos: Pablício Vieira/ Ascom Arapiraca

A rede municipal de assistência em saúde à população de Arapiraca recebeu um importante equipamento, na manhã desta sexta-feira (14), com a inauguração do Complexo Multiprofissional de Saúde Rogério Auto Teófilo, localizado no bairro Baixa Grande.

O prefeito Luciano Barbosa entregou a unidade na companhia da secretária municipal de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca.

Também participaram do evento, o deputado estadual Ricardo Nezinho; a médica Lúcia Cajueiro Teófilo, viúva do ex-prefeito Rogério Teófilo; de seu filho Moacir Teófilo Neto; do irmão Ricardo Teófilo; secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro Roany Izidoro, a gerente do Complexo Multiprofissional de Saúde, enfermeira Jaqueline Barbosa, e da vereadora e médica Fany Gabriela, representando todos os edis da Câmara Municipal de Arapiraca.

Durante a entrega da unidade de saúde, a secretária Luciana Fonseca disse que o momento era de gratidão por tudo que os profissionais de saúde vêm enfrentando em tempos de pandeia da Covid-19. “Essa unidade inaugurada hoje terá grandes benefícios ao povo de Arapiraca. Que Jesu Cristo e seus anjos nos dêem força e nos guiem nessa luta. Quero agradecer ao prefeito Luciano Barbosa em acelerar a entrega dessa obra, e aos servidores do 3º Centro que dedicam suas vidas em defesa das pessoas e do Sistema Único de Saúde”, afirmou.

Trabalho coletivo

Luciana Fonseca declarou que acredita sempre no trabalho coletivo em prol de uma saúde pública de qualidade para a população. “Estou muito emocionada em ver meu nome na placa dessa obra. Tenho trinta anos de serviços dedicados ao SUS. Sou paraibana, mas amo Arapiraca de coração, uma terra que me abraçou e acolheu. A resposta para tudo isso será de mais trabalho para o bem de toda coletividade”, acrescentou.

Em seu pronunciamento, o deputado estadual Ricardo Nezinho agradeceu a Deus pela oportunidade de ver que o Complexo de Saúde chega justamente em meio a uma segunda onda da pandemia da Covid-19.

“A Unidade Sentinela estava sobrecarregada e os hospitais de campanha fecharam. Esse complexo de saúde vai dar retaguarda ao trabalho dos profissionais de saúde em salvar muitas vidas”, salientou.

Ricardo Nezinho também enalteceu o Sistema Único de Saúde (SUS) que, segundo o parlamentar alagoano, dá uma resposta positiva nesse momento de pandemia. “O nome do ex-prefeito Rogério Teófilo dado a essa unidade é uma homenagem justa, através de seus familiares, em razão de sua grande história de vida como grande pai, filho, marido e um grande arapiraquense. Que Deus continue abençoando o prefeito Luciano Barbosa e a equipe, porque vai ganhar Arapiraca e o estado de Alagoas”, completou.

Homenagens

A médica Lúcia Cajueiro Teófilo disse que o momento era de uma emoção muito grande. “Rogério era um lutador-sonhador. Ele conseguiu a estadualização da Uneal e trouxe a universidade federal para Arapiraca. Uma universidade muda para melhor todo um padrão da sociedade. Rogério fez obras direcionadas às pessoas e sempre esteve transparente, competente e honrado. É muito bom saber que o trabalho, incluindo a implantação do SUS, terá continuidade para salvar muitas vidas. Quero agradecer ao prefeito Luciano Barbosa, em nome da família e de meu eterno amor, pela homenagem aqui realizada”, salientou Lúcia Cajueiro, que também foi homenageada na solenidade.

Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa fez um agradecimento aos vereadores arapiraquenses, representantes da Câmara Municipal de Arapiraca. “É uma instituição que fortalece o processo democrático”, frisou o prefeito, destacando o trabalho e apoio que a gestão recebe do deputado estadual Ricardo Nezinho.

Ainda durante a solenidade, o prefeito Luciano revelou que, além da entrega do Complexo Multiprofissional de Saúde, os moradores de Arapiraca receberão daqui a um mês a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Nossa Senhora Aparecida, bem como outras duas unidades, em dois meses, no bairro Canafístula e no bairro Arnon de Mello.

“Quero agradecer a presença da família do ex-prefeito Rogério Teófilo pela singela homenagem que dedicamos. Tenham certeza de que toda essa confiança em nossa gestão será retribuída com mais trabalho, sobretudo para aquelas pessoas que mais precisam”, acrescentou o prefeito.

Estrutura

O Complexo Multiprofissional de Saúde Rogério Auto Teófilo foi construído com recursos da ordem de R$ 3,2 milhões, conseguidos pelo deputado e presidente da Câmara Federal, Arthur Lira.

O prédio deveria funcionar, inicialmente, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas a gestão municipal decidiu ampliar sua funcionalidade por conta da pandemia da Covid-19, para reforçar as ações de atendimento à população e no combate à doença. O Complexo Multiprofissional de Saúde Rogério Auto Teófilo funcionará 24 horas com capacidade para atender mais de 300 pessoas por dia.

O CMS também vai funcionar com Serviço de Atenção Básica (SAB), Unidade Sentinela e Pronto de Atendimento (PA), incluindo salas de Classificação de Risco, quatro consultórios médicos, Serviço Social, salas de marcação de exames, coleta, curativos, inalação, sutura, esterilização, medicação, entre outros departamentos.

Autor: Davi Salsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *